TCEAM
Início Brasil Dia do Agricultor: Brasil é o maior produtor e exportador de soja,...

Dia do Agricultor: Brasil é o maior produtor e exportador de soja, café e cana-de-açúcar do mundo

Lavrar a terra é o trabalho mais antigo da humanidade - foto: divulgação

Dia do Agricultor é um reconhecimento aos que produzem alimentos para o mundo

O Dia do Agricultor é comemorado no dia 28 de julho, devido ao fato que nesse dia, em 1960, foi fundado o Ministério da Agricultura, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.


A data, por sua vez, tem como objetivo reconhecer a importância desses profissionais, que desempenham um papel crucial na produção de alimentos e no desenvolvimento econômico do país.

A agricultura ocupa somente 7,6 % do território nacional, o que expressa, na prática, a alta produtividade das lavouras. Para efeito de comparação, nos Estados Unidos e na China, essa relação territorial é de cerca de 18%. Na Índia, chega a 60%. Na Índia, chega a 60%, a Dinamarca cultiva 76,8%, dez vezes mais que o Brasil, a Irlanda, 74,7%, os Países Baixos, 66,2%, o Reino Unido 63,9% e a Alemanha 56,9%.

“No Brasil, esta atividade é responsável por grande parte do PIB e das exportações. Neste processo, o agricultor é um ícone de resiliência que devota a sua vida para produzir alimento para o mundo”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista, economista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Brasil possui uma grande diversidade de produtos agrícolas em função do clima favorável e a presença de diferentes biomas. Atualmente, o País figura entre os maiores exportadores de alimentos do mundo, com exportações, em 2022/23, na ordem de 322,8 milhões de toneladas de produtos agropecuários.

Segundo Luiz Piccinin, engenheiro agrônomo e presidente da Áster Máquinas, o Brasil de hoje tem mais de 6 milhões de estabelecimentos rurais, dado do qual se deduz que há um contingente expressivo de agricultores no país. Esse conjunto de empreendedores faz muito pelo ecossistema social e econômico, conforme alguns indicadores nos reafirmam: no acumulado do ano, a agropecuária já gerou 45.888 novos empregos formais.

No final do ano passado o congresso nacional aprovou, após mais de 20 anos de debates, avanços e alguns retrocessos, a Lei nº 14.785, de 27 de dezembro de 2023. O objetivo é dar mais agilidade aos processos de registro, uso, importação e fabricação de pesticidas, assim como ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

“A utilização de fertilizantes, além de ser um recurso inteligente ao produtor, também promove a sustentabilidade, pois seguindo as recomendações de uso não haverá a degradação do meio ambiente, evitando que haja desmatamento para abertura de novas áreas de plantio”, pontua Valter Casarin, coordenador geral e científico da NPV.

Ciência, tecnologia e inovação são a base do novo dispositivo legal. Com muita pesquisa e desenvolvimento o setor tem hoje à disposição moléculas mais modernas e eficientes, o que reduz a quantidade de ingrediente ativo aplicado por hectare. Isso redunda em controle mais eficiente de pragas e doenças, com menor impacto ambiental e menor risco para a saúde de aplicadores e consumidores.

“A ciência aplicada à agricultura por meio de técnicas modernas tem conseguido não somente aumentar a produtividade das culturas, como também reduzir os seus impactos no ambiente e aumentar a qualidade de vida da sociedade brasileira em geral”, conclui Vininha F. Carvalho.

Del Valle Editoria

Artigo anteriorVice de Marcelo Ramos depende de como ficará a composição final da sua campanha, dia 04/08
Próximo artigoMaduro convoca embaixadores para ato em Caracas e Amorim encontra opositor

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.