TCEAM
Início Amazonas Omar Aziz apresenta projetos para saúde, segurança e educação em Itacoatiara

Omar Aziz apresenta projetos para saúde, segurança e educação em Itacoatiara

Foto: Divulgação

O candidato ao governo do Amazonas, Omar Aziz, participou, na noite deste sábado, de uma caminhada pelas ruas de Itacoatiara, a cerca de 175 quilômetros de Manaus. O ato reuniu uma multidão e contou com a presença do prefeito Mário Abrahim, do deputado estadual Thiago Abrahim, do deputado federal Adail Filho e do senador Eduardo Braga.

Após a caminhada, Omar discursou para a população e apresentou propostas voltadas às áreas de saúde, segurança pública, cultura, educação profissional e tecnologia.


Na saúde, Omar anunciou o projeto para a construção de um hospital com 150 leitos, destinado ao atendimento de média e alta complexidade, além de uma maternidade para o município.

Foto: Divulgação

Na área da segurança pública, Omar afirmou que pretende realizar concurso para a contratação de 600 guardas municipais em Itacoatiara. No plano de governo de Omar, o Estado ficará responsável por custear a formação, os equipamentos e a estrutura necessária para o trabalho da guarda.

Omar também anunciou a intenção de abrir concursos para cinco mil policiais militares e para investigadores. A proposta inclui ainda o funcionamento das delegacias em regime de 24 horas.

Cultura como formação e geração de renda

Ao abordar o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), Omar defendeu que a política cultural do Estado não deve se limitar à realização de eventos. Ele propõe a criação de um Liceu de Artes no município, com cursos e atividades permanentes para crianças e jovens.

Foto: Divulgação

A proposta está alinhada à agenda apresentada no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Amazonas, que trata a cultura como instrumento de formação, inclusão social, economia criativa e geração de renda. O documento prevê a expansão de iniciativas culturais para o interior, além da integração entre arte, tecnologia, empreendedorismo e qualificação profissional.

“Sobre o Fecani, vou fazer o Liceu de Artes aqui. Cultura não é fazer três dias de festa e passar o ano todo abandonada. Não adianta fazer festival só para trazer artistas de fora e não formar um jovem daqui para fazer arte”, disse Omar.

O candidato citou a experiência de Parintins como referência para a proposta e afirmou que pretende criar, em Itacoatiara, oportunidades para que os jovens desenvolvam habilidades artísticas e possam transformar a cultura em atividade profissional.

“Eu quero a juventude aprendendo arte, inclusive ganhando dinheiro com isso e ajudando sua família. Fiz isso em Parintins e quero fazer em Itacoatiara”, destacou.

Formação em inteligência artificial

Foto: Divulgação

Ainda conversando com a população, Omar também ressaltou a importância da qualificação dos jovens para as novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial. Ele afirmou que o Estado deverá ampliar as condições de acesso à formação e à especialização na área.

“Hoje, um jovem, se ele não aprender a mexer com inteligência artificial, ele vai ficar para trás. Vocês que são jovens, que estão querendo prosperar, o Estado vai dar condições para vocês poderem estudar, aprender e se especializarem em IA”, afirmou.

A proposta dialoga com o Plano de Inteligência Artificial do Amazonas, que prevê a criação de centros de capacitação em polos do interior, incluindo Itacoatiara entre os municípios estratégicos para a interiorização da tecnologia. A agenda também contempla parcerias com instituições como o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

No plano, a formação em inteligência artificial é apresentada como uma ferramenta para ampliar oportunidades de emprego, modernizar os serviços públicos, fortalecer a economia criativa e estimular novos negócios ligados à bioeconomia e à inovação.

Artigo anteriorIA pode reduzir salários mesmo sem eliminar empregos, aponta estudo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.