ONU alerta para elevação acelerada do nível do mar no Pacífico

Tuvalu pode desaparecer nas próximas décadas — Foto: Getty Images

O secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou um alerta global durante uma cúpula no Pacífico, destacando a rápida elevação do nível do mar na região. Ele pediu ações urgentes para salvar os oceanos, alertando sobre uma catástrofe global que ameaça as ilhas do Pacífico.


Essas ilhas, que representam menos de 0,02% das emissões globais de CO2, estão seriamente ameaçadas pela elevação dos oceanos. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o nível do mar subiu 15 cm nas partes do Pacífico nos últimos 30 anos, superando a média global de 9,4 cm.

Alguns locais, como Samoa e Fiji, enfrentam aumentos quase três vezes superiores à média global. Cientistas alertam que países de baixa altitude como Tuvalu podem desaparecer em 30 anos, mesmo com um aquecimento global moderado. Maina Talia, ministra do Clima de Tuvalu, reforçou a necessidade de enfrentar as mudanças climáticas e o aumento do nível do mar.

Fonte: Uol

Artigo anteriorSerasa disponibiliza dívidas para negociação com até R$100 no Amazonas
Próximo artigoNovo regulamento obriga eventos a oferecer água gratuita até o final do ano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui