Novo regulamento obriga eventos a oferecer água gratuita até o final do ano

Reprodução/Internet

Nesta terça-feira (27), o governo federal divulgou uma portaria que exige a oferta gratuita de água potável em grandes eventos até o final do ano devido à onda de calor e baixa umidade no país.


Assinada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, a portaria tem validade de 120 dias, ou seja, até o Natal de 2024. Após esse período, haverá uma nova avaliação das condições climáticas para possíveis ajustes na medida.

A portaria abrange shows, festivais, jogos de futebol e outros grandes eventos. As regras estabelecem que:

  • As produtoras devem fornecer garrafas de água para uso pessoal e instalar “ilhas de hidratação” para reabastecimento gratuito.
  • Devem haver pontos de venda de alimentos e bebidas e distribuição gratuita de água em áreas estratégicas.
  • É necessário garantir estrutura para o resgate rápido de participantes em emergências de saúde e outras situações perigosas.

As regras não proíbem a venda de água, desde que haja opções gratuitas disponíveis. Além disso, os órgãos de defesa do consumidor devem fiscalizar abusos nos preços da água. A definição do “público mínimo” para a aplicação das regras será feita pelos Procons conforme denúncias de descumprimento.

Fonte: g1

Artigo anteriorONU alerta para elevação acelerada do nível do mar no Pacífico
Próximo artigoMembros do CV são presos antes de atacar traficantes em Valparaíso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui