Pesquisa mostra que música pode ajudar na recuperação pós-operatória

Foto: Recorte

Uma nova pesquisa sugere que ouvir música pode acelerar a recuperação de pacientes após uma cirurgia. O estudo, liderado pela Faculdade de Medicina da Universidade Northstate da Califórnia, analisou 35 estudos anteriores sobre o impacto da música no pós-operatório.


De acordo com o Daily Mail, os resultados indicam que o simples ato de ouvir suas músicas favoritas pode reduzir a dor e a ansiedade dos pacientes durante a recuperação.

A pesquisa revelou que os pacientes que ouviram música tiveram uma redução de até 19% nos níveis de dor e 3% na ansiedade.

Além disso, esses pacientes utilizaram menos da metade da quantidade de morfina em comparação aos que não ouviram música no primeiro dia após a cirurgia. Também foi observada uma diminuição na frequência cardíaca, cerca de 4,5 batimentos por minuto a menos, o que é essencial para uma boa recuperação.

Segundo os pesquisadores, a música pode ajudar os pacientes a relaxarem logo após acordarem da anestesia. Eldo Frezza, autor sênior do estudo, destacou que a música oferece uma transição suave para o estado de alerta, sem exigir grande esforço físico ou mental por parte dos pacientes, como outras terapias mais ativas.

Os especialistas acreditam que, futuramente, novas pesquisas devem explorar o uso da música no ambiente cirúrgico e em unidades de terapia intensiva, visando novos avanços na área.

Fonte : R7

Artigo anteriorSargento Salazar terá policiais expulsos por tortura, no seu gabinete na Câmara de Vereadores
Próximo artigoUnidades Móveis de Saúde da Mulher reforça campanha do ‘Outubro Rosa’ neste sábado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui