
O Copernicus, programa de observação da Terra da União Europeia, divulgou imagens de satélite da coluna de fumaça gerada pelos incêndios em Los Angeles, registradas em 9 de janeiro. O número de mortos subiu para 10, e o fogo continua incontrolável em três pontos da cidade. Ventos fortes devem dificultar o trabalho dos bombeiros. Cerca de 180 mil pessoas foram evacuadas e outras 200 mil estão em alerta.
Os satélites Sentinela do Copernicus são fundamentais para monitorar e mapear incêndios florestais, apoiando operações de gestão e avaliações de danos. Imagens da NASA, de 7 de janeiro, mostram uma coluna densa de fumaça e chamas ativas. Os ventos de Santa Ana, comuns de outubro a janeiro, intensificaram as condições de incêndio na Califórnia, agravadas pela seca recorde.

O famoso letreiro de Hollywood e outros pontos turísticos foram fechados por segurança. O incêndio afetou até a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2025, prevista para 17 de janeiro. O presidente Biden declarou estado de emergência, enviando recursos e comprometendo 75% dos custos de combate ao fogo.
Fonte: R7