População idosa se beneficia com edição 2025 do “Imposto de Renda Solidário”

Foto: Ascom

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (Prodhid), lançou a edição 2025 do projeto “Imposto de Renda Solidária”. A iniciativa incentiva a destinação de parte do imposto de renda ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa e aguarda o calendário da Receita Federal para iniciar sua campanha.


O projeto divulga os benefícios da Lei Federal nº 13.797/2019, que permite a doação de até 6% do IR para fundos do idoso. Em 2024, foi finalista do Prêmio de Educação Fiscal e semifinalista do Prêmio de Boas Práticas do CNMP, contando com apoio de instituições como Conselho Nacional da Pessoa Idosa, Semef, Receita Federal, Semasc e entidades financeiras.

Para 2025, o 42º Prodhid solicita a criação de cartas informativas e dados da Receita Federal sobre fundos estaduais aptos a receber doações. Segundo o promotor Vitor Moreira da Fonseca, o projeto ampliou a conscientização e aumentou as doações em 17,15% em 2024, totalizando quase R$ 190 mil. “Queremos ampliar esse impacto em 2025, beneficiando ainda mais pessoas idosas”, afirmou.

Fonte: mpam

Artigo anteriorCigás registra aumento de usuários de gás natural no segmento comercial
Próximo artigoCMM institui Procuradoria Especial da Mulher para fortalecer políticas de gênero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui