

O brasileiro Ângelo Assunção, de 18 anos, foi a surpresa brasileira hoje, sábado (02), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e conquistou medalha de ouro no salto em etapa da Copa do Mundo de ginástica artística. Último a apresentar sua série, ele recebeu 15,025 e garantiu o topo do pódio. Diego Hypolito, com 14.837, ficou com o bronze.
Assunção tem sido tratado como um dos principais prospectos da ginástica masculina no Brasil, mas nunca havia obtido uma medalha de ouro na Copa do Mundo. Além disso, ele havia obtido apenas a quarta maior nota na prova eliminatória da etapa da Copa do Mundo.
Hypolito, sexto na prova classificatória, foi o primeiro a saltar na final. Apoiado pela torcida, ele teve 14.775 e 14.900, notas que renderam média de 14.837.
O que torna mais relevante a marca do ginasta é que ele disputou a prova final acometido por fortes dores nas costas. Ele chegou a cogitar não participar do aparelho para dar prioridade ao solo.
O primeiro a superar Hypólito foi o alemão Mathias Fahrig, que somou 14.850 e ficou com a medalha de prata no aparelho.(UOL