Susam investe na reforma de oficina de próteses em Manaus

A reforma vai permitir ampliar a capacidade de atendimento do serviço, que atua na confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como é o caso de muletas).
A reforma vai permitir ampliar a capacidade de atendimento do serviço, que atua na confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como é o caso de muletas).
A reforma vai permitir ampliar a capacidade de atendimento do serviço, que atua na confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como é o caso de muletas).

A Oficina Ortopédica Fixa, que funciona vinculada à Policlínica Antônio Aleixo, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está passando por uma obra de reforma que vai permitir ampliar a capacidade de atendimento do serviço, que atua na confecção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (como é o caso de muletas). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, a oficina, que hoje funciona num espaço de 99m2 terá sua área praticamente duplicada e será toda reequipada. O investimento autorizado pelo governador José Melo para a execução do projeto é da ordem de R$ 230 mil (incluindo obra e equipamentos).
O diretor da Policlínica Antonio Aleixo, José Cesar de Carvalho, explica que a oficina não suspendeu as atividades durante a reforma, mas está funcionando com a capacidade reduzida. A obra iniciou em fevereiro e deve ser concluída no final deste mês. “Foi necessário fazer esse ajuste para que possamos oferecer um serviço mais eficiente, com maior segurança na confecção das próteses e órteses. Estamos adotando todas as medidas para agilizar o andamento da obra, já adquirimos todos os equipamentos e esperamos inaugurar o novo espaço já no mês de junho”, afirmou o diretor.


 

Segundo ele, já está no âmbito do Conselho Estadual de Saúde, para análise e aprovação, o processo que autoriza a contração de mais quatro técnicos em órteses e próteses e dois sapateiros ortopédicos, para reforçar o quadro de recursos humanos da oficina. “O objetivo é estarmos preparados para suprir a demanda reprimida da oficina, que é a única habilitada pelo Ministério da Saúde no Estado”, frisou.

Moradores da Colônia Antonio Aleixo – bairro da zona Leste onde a policlínica fica localizada – que têm sequelas da Hanseníase, são alguns dos pacientes beneficiados pelos serviços da Oficina Ortopédica. “Vivem no bairro cerca de 60 pessoas protetizadas (que fazem uso de próteses), como sequela da doença. Atendemos esses pacientes que, periodicamente, precisam fazer a substituição de suas próteses”, explica José César.

Artigo anteriorCNI e Sebrae realizam maior encontro sobre inovação empresarial​ do país
Próximo artigoHospital 28 de Agosto promoveu ação educativa de higienização das mãos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui