TCEAM
Início Amazonas TRE-AM dá cinco dias para Aadesam explicar demissões em massa investigadas pela...

TRE-AM dá cinco dias para Aadesam explicar demissões em massa investigadas pela PF

Foto: Ilustração/IA

A corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Nélia Caminha Jorge, enquadrou a cúpula da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam) e do Governo do Estado, dando um prazo final de cinco dias para a entrega compulsória de documentos que podem implodir a chapa do governador Roberto Cidade (União Brasil) e de seu vice, Serafim Corrêa.

O despacho concede o prazo apenas para evitar alegações de cerceamento de defesa, mas mantém o cerco implacável da Justiça contra o esquema de abuso de poder político investigado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).


O processo ferve nos bastidores após a Polícia Federal arrombar as portas e realizar duas operações de busca e apreensão consecutivas na sede da autarquia, confiscando computadores, HDs e planilhas secretas para rastrear o rastro de uma retaliação política brutal em pleno ano eleitoral.

A origem do processo expõe uma denúncia estarrecedora do MP Eleitoral: a Aadesam promoveu uma demissão em massa de servidores públicos no meio da campanha, operando uma máquina de coerção e perseguição política contra prestadores de serviço que não rezavam pela cartilha governista.

Encurralado pelas provas e pelas invasões da PF, o Estado do Amazonas correu ao tribunal para tentar se desvincular do escândalo, alegando cinicamente “ilegitimidade passiva” e jogando a culpa na suposta autonomia da agência.

No entanto, as ordens anteriores da corregedora — autorizadas pelo Ministério da Justiça — continuam de pé, obrigando a entrega de folhas de pagamento e relatórios guardados a sete chaves em pastas estratégicas como a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e a Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), escancarando que a farra das demissões eleitoreiras está sob a mira definitiva da polícia.

 

Artigo anteriorCopiloto esfaqueia piloto e avião despenca milhares de metros durante voo para Israel
Próximo artigoÂmbar Energia reforça operação no Amazonas para garantir energia durante eleições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.