
Felipe Gamboa/AFP
O incêndio que já deixou 15 mortos desde o último sábado (12) na cidade chilena de Valparaíso está praticamente extinguido, de acordo com o ministro do Interior Rodrigo Peñailillo.
No entanto, ele disse que o governo segue em estado de alerta porque a situação ainda não está totalmente controlada.
O balanço do desastre até aqui já totaliza 2,5 mil casas destruídas, de um total de 3,1 mil residências que sofreram qualquer tipo de dano, e uma área afetada de 1,1 mil hectares. O fogo começou no porto do município, considerado o principal do Chile e localizado a 120 km de Santiago.
Logo as chamas se espalharam pelos morros de Valparaíso, que é considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para evitar uma nova catástrofe do tipo, a presidente Michelle Bachelet anunciou um plano urbanístico para a cidade.
“O que vamos fazer agora é procurar fazer a reconstrução de uma maneira mais ordenada. Queremos imaginar Valparaíso de uma forma mais adequada, digna, que respeita a sua identidade de cidade-porto”, afirmou a mandatária em entrevista a uma emissora local.
Governo chileno envia fundos de emergência para Valparaíso por incêndio
Chile confirma 15 mortos e 11 mil atingidos por incêndio em Valparaíso
No entanto, Bachelet evitou estabelecer datas para a execução do projeto, já que ainda é preciso fazer uma avaliação completa das casas afetadas pelo incêndio.
“Eu, honestamente, acredito que temos que fazer algo mais substantivo”, completou.