
Como foi definido pelo deputudo Josué Neto (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, na abertura da solenidade, o “espírito democrático” do parlamento estadual permitiu a condecoração de 26 personalidades regionais e nacionais, com a medalha da Ordem do Mérito Legislativo, na noite de ontem, quinta-feira (10), concessão feita a personalidades que se destacaram em todo o ano de 2015, por relevantes serviços desenvolvidos em suas áreas de atuação, em evento que contou com a presença de autoridades civis e militares.
Ao abrir a solenidade, o presidente da Casa, deputado Josué Neto (PSD), disse que o reconhecimento é a melhor forma de incentivar a continuidade de trabalhos relevantes para a sociedade. “Temos a oportunidade de dizer a sociedade amazonense que essas pessoas fizeram um bom trabalho, e que continuam fazendo um bom trabalho, de forma que isso sirva de estímulo para a continuidade. Para que demais companheiros e companheiras possam servir como exemplo em suas ações”, afirmou.
Os profissionais homenageados foram indicados pelos 24 deputados estaduais, além de um indicado pela Mesa Diretora da Aleam, e um indicado pelo Conselho da Ordem do Mérito Legislativo, e representam diversos segmentos da sociedade como professores, militares, funcionários públicos, profissionais da saúde, artistas, e empresários. (Confira a lista completa no final da matéria)
Em seu discurso, Josué Neto disse ainda que cada indicação representa a sociedade democrática, e por isso o parlamento não tem o direito de censurar nenhuma das indicações. “São cidadãos e cidadãs representantes das mais diversas áreas da sociedade. Todas as indicações foram tratadas com muito respeito. De forma alguma a Assembleia poderia censurar ou proibir a indicação de qualquer que seja a pessoa, porque a democracia se inicia a partir do momento que a gente respeita as idéias contrárias à nossa”, afirmou.
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Mário Mello, um dos condecorados com a medalha, sob indicação do Conselho da Ordem, discursou em nome de todos os homenageados, e agradeceu pelo reconhecimento, convocando a continuidade do trabalho realizado por cada homenageado.
A medalha do Mérito Legislativo foi criada em 2002 e é concedida todos os anos a cidadãos que desempenharam relevantes serviços vinculados ao interesse público. .
Além dos deputados estaduais, também participaram da solenidade o deputado federal Jair Bolsonaro, um dos homenageados, o desembargador Aristóteles Thury, representando o Tribunal de Justiça do Amazonas, o conselheiro Ari Moutinho Júnior, representando o TCE, e o procurador do Município, Marcos Cavalcante, representando a prefeitura de Manaus, além de outras autoridades locais.
Confira aqui a lista dos homenageados:
Secretária da AADES – Ana Paula Machado de Aguiar – Deputado Francisco Souza
Procuradora de Justiça – Antonina Couto do Vale – Wanderley Dallas
Ex-prefeito de Parintins – Benedito de Jesus Azedo – Serafim Corrêa
Padre Celestino Ceretta (N. Sra. Fátima) – José Ricardo
Cel. PM James Frota Lobato – Abdala Fraxe
Atleta de fisioculturismo – Daniely de Souza Castilho – David Almeida
General Ex. Eduardo Villas Boas – Alessandra Campêlo
Cabo PM Erivam Garcia Reis – Sinésio Campos
Prefeito de Urucará – Felipe Antônio – Belarmino Lins
Geólogo José Jacob Fanton – Sabá Reis
Médico Jefferson Martins Holanda – Josué Neto
Juiz Jomar Fernandes – Bosco Saraiva
Geólogo Laene Conceição Gadelha – Cabo Maciel
Major PM Raimundo Orleans Neves – Diretor de Segurança da Aleam – Mesa Diretora
Conselheiro do TCE – Mário Mello – Conselho da Ordem
Pastor Rui Alves Souza Júnior – Carlos Alberto
Ouvidora geral – Zanele Rocha Teixeira – Ricardo Nicolau
Ginecologista Zélia Campos – Luiz Castro
Pedro Florêncio Filho – Dr. Gomes
Dep. Federal Jair Bolsonaro – Platiny Soares
Raimundo Ferreira Conde – coordenador da Seduc/Manacapuru – Orlando Cidade
Empresária Ana Maria Melo – (Tropical Multiloja) – Augusto Ferraz
Reitor UEA – Cleinaldo de Almeida Costa – Adjuto Afonso
Artista plástico Jair Mendes -Bi Garcia