TCEAM
Início Economia Eleições nos EUA anunciam queda de Trump e futuro da relação com...

Eleições nos EUA anunciam queda de Trump e futuro da relação com o Brasil no 4º mandato de Lula

Mesmo que a oposição domine o Legislativo, Trump mantém pode vetar projetos aprovados pelos Democratas - foto: recorte

Nesta terça-feira (03/11), nove dias após a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), uma nova votação determinará o futuro das relações do Brasil com seu principal parceiro nas Américas

As eleições de meio de mandato nos Estados Unidos, nesta terça feira (03), vai definir todas as 435 cadeiras da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) e 35 das 100 cadeiras do Senado, além de 39 governadores de Estados e territórios e diversos outros cargos estaduais e locais.


Pesquisas de intenção de voto indicam que a oposição democrata tem chances de conquistar maioria na Câmara e, talvez, até no Senado, a “onda azul” (em referência à cor associada ao Partido Democrata).

EUA-Brasil

Desde que Trump voltou à Casa Branca, em janeiro de 2025, a relação com o Brasil atravessa um período de tensão. Diferentemente do que fez em disputas em outros países da América Latina, Trump não se manifestou publicamente em favor de nenhum dos candidatos no Brasil.

Lula terá o desafio de superar os atritos diplomáticos com os EUA. Mas o presidente brasileiro poderá iniciar o quarto mandato diante de um Trump enfraquecido e, possivelmente, um Congresso americano disposto a exercer maior escrutínio sobre a agenda do republicano para a América Latina.

“Lula sempre foi muito pragmático nas suas relações com os EUA”, diz à BBC News Brasil o historiador Lucas de Souza Martins, pesquisador da Universidade Temple, na Filadélfia.

“Embora tenha utilizado o discurso da soberania como instrumento eleitoral, jamais se furtou de manter aberta a busca por relações através de canais institucionais, bilaterais, com os EUA”, observa.

Trump em queda

Trump tem pedido aos eleitores que “finjam” que seu nome “está na cédula”. Mas as eleições de novembro ocorrem em um momento em que o presidente enfrenta queda acentuada de popularidade, com aprovação de apenas 31% segundo pesquisa recente.

Os americanos estão preocupados com o custo de vida, a inflação e os altos preços dos combustíveis, agravados pela decisão dos EUA de atacar o Irã, em fevereiro. Segundo pesquisas, menos de 30% aprovam a maneira como Trump conduz a economia.

O avanço da Inteligência Artificial e de data centers, e seus impactos ambientais e nos custos de energia, também geram insatisfação. A atuação do governo em relação à imigração e alegações de corrupção são outros motivos de descontentamento.

Pesquisas mostram perda de apoio inclusive entre grupos demográficos que impulsionaram seu retorno à Casa Branca, como jovens e eleitores de origem hispânica.

Diante desse cenário, muitos candidatos do seu próprio partido vêm tentando se distanciar de Trump, enquanto democratas têm conseguido avançar em Estados tradicionalmente favoráveis aos republicanos.

Historicamente, o partido na oposição costuma se sair bem nas eleições de meio de mandato. Isso ocorreu várias vezes nos últimos anos, incluindo em 2022, na metade do governo do democrata Joe Biden, quando os republicanos reconquistaram a Câmara.

Analistas acreditam que, neste novembro, os democratas têm boas chances de conquistar maioria na Câmara. Uma pesquisa nacional do jornal The New York Times e da Siena University, divulgada em 21/10, mostra os democratas com 11 pontos percentuais de vantagem.

No Senado, onde os republicanos têm 53 cadeiras e os democratas 45 (além do apoio de dois senadores independentes), a disputa é mais difícil. Das 35 vagas em jogo, 22 são ocupadas por republicanos, e 13 por democratas, que precisariam virar quatro cadeiras adicionais para conquistar a maioria.

Mais informações: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cw80z10renkzo

VIAhttps://www.youtube.com/
FONTEhttps://www.tiktok.com/@georgecurcio
Artigo anteriorSine Manaus oferta 323 vagas de emprego nesta terça-feira, 03/11
Próximo artigoBrasileira de 20 anos era copilota de jato que caiu na Flórida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.