Manaus recebe o 1º Festival Internacional de Instrumentos de Metal do AM

Ufam promove 1º Festival de Matais/Foto: Divulgação

Ampliar o acesso à informação e formação para instrumentistas de sopro da família dos metais é o foco central do 1º Festival Internacional de Instrumentos de Metal do Amazonas, que acontece, a partir de hoje, dia 14, e vai até domingo (20), em Manaus.
O evento é promovido e organizado pela Universidade Federal do Amazonas, Secretaria de Estado da Cultura e World & European Brass Association e, para participar, os interessados devem se dirigir ao Departamento de Artes da Ufam, nos horários das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30.


O Festival tem como objetivo principal realizar master classes de diferentes instrumentos de metais, de forma a capacitar profissionais que se dedicam às práticas interpretativas musicais como solistas ou em conjuntos musicais, oferecendo elementos que propiciem o alargamento de suas possibilidades técnicas individuais e em grupo como instrumentistas, a utilização dos elementos particulares de sua cultural musical local e, sobretudo, de sua inserção no mercado de trabalho em um amplo âmbito geográfico.

O estímulo à prática de grupo, fundamentais para o crescimento artístico de um profissional, será realizado através de oficinas dedicadas exclusivamente ao tema, e o evento será uma oportunidade de incentivo e aprimoramento das formações já existentes, como também de ampliação das possibilidades de agrupamentos, discutida a partir do repertório praticado em cada região a ser contemplada.

Na programação, acontecem oficinas de arranjos musicais e de music business, sobre habilidades da indústria da música, além de conceitos e metodologias necessárias para gerir as questões jurídicas, financeiras, artísticas e éticas que enfrentam o profissional na área empresarial da música contemporânea.

Apresentações públicas dos professores envolvidos no evento vão oferecer aos alunos e à comunidade em geral a oportunidade de vivenciar e absorver as referências teóricas demonstradas em sala de aula, com caráter didático, explorando desde a formatação do repertório praticado até detalhes sobre as experiências de percurso e opções artísticas realizados.

Artistas da World & European Brass Association – Ao todo, sete grandes nomes da música de metal mundial estarão presentes no Festival, promovendo master classes, concertos sinfônicos com orquestras, como a Amazonas Filarmônica, e concertos didáticos. Eles fazem parte da World & European Brass Association, uma entidade de cooperação de festivais de bronze internacionais, que visa apoiar a música de bronze, a educação e o intercâmbio cultural em concertos, com master classes e intercâmbio profissional e intercultural. O fundador da associação é o trompetista e professor alemão Otto Sauter, que, em cooperação com os principais músicos internacionais, professores, instituições e gestores culturais, está trabalhando as necessidades de música de bronze hoje.

Artigo anteriorSauber fica sem diretor técnico a 4 dias do início da temporada da F1
Próximo artigoMembros do Estado Islâmico recrutam brasileiros na Europa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui