Aumento dos casos de doenças respiratórias no AM, discutido na CMM

Médico Simão Pecher(C), ministra palestra na CMM/Foto: Tiago Correa

A Semana Mundial de Alergia, que acontece no período de 4 a 10 de abril, foi destacada na Câmara Municipal de Manaus (CMM), com a palestra do presidente da Associação de Alergia e Imunologia Regional Amazonas, médico Simão Arão Pecher, que ressaltou, durante Audiência Pública, na manhã de ontem (08), no plenário do Legislativo Municipal, o aumento das doenças respiratórias e os cuidados a serem tomados com os variados tipos de alergias.
Durante a audiência, conduzida pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara (Comsau/CMM), vereador Dr. Ewerton Wanderley (PPL), Simão Pecher destacou que as alergias tiveram um aumento de 3% a 40% da população que reclamam da doença, causadas, principalmente, pela poluição do ar, como explicou o médico.
Na avaliação de Pecher, as doenças respiratórias e da pele, devem ser evitadas, principalmente, pelo o controle ambiental e um dos vilões para o aumento da doença são as queimadas. Ele alertou que os indivíduos com tendência às alergias devem tomar alguns cuidados. “As pessoas alérgicas devem ensacar com plástico o colchão, travesseiro, sofás, evitar animais para não dar espaço para os ácaros e abrir as janelas para a entrada do sol, que mata os ácaros que se alimentam do fundo do ar”, recomendou Simão.


Na oportunidade, Dr. Ewerton Wanderley ressaltou que o tema abordado pelos  especialistas, deixa na Casa uma atenção maior em relação aos desmatamentos e queimadas, as quais no ano passado foram intensas na região metropolitana de Manaus, assim como na própria capital.

“A abordagem fortalece ainda mais o nosso empenho como parlamentar, para que possamos levar propostas e projetos de combate e punição às pessoas, que de maneira criminosa, acabam desenvolvendo queimadas, aumentando com isso, os processos alérgicos na população, além de prejudicar o meio ambiente”, destacou o parlamentar.

Ação

Como parte das atividades da Semana Mundial de Alergia, profissionais da área estarão reunidos na Ponta Negra, zona Oeste, das 08h00 às 12h00 de amanhã, domingo (10), explicando sobre as doenças alérgicas e espalhando folders à população à respeito do assunto.

“A maioria da população ainda confunde tosse, gripe e falta de ar com doenças alérgicas. Tudo isso será explicado nessa ação”, resumiu Pecher.
Na Audiência Pública também estiveram presentes a médica alergista Maria Aparecida Mattos, Nádia de Melo Betti e Paola Liziane Bazílio, todas membros da Associação de Alergia e Imunologia Regional Amazonas.

Artigo anteriorConfaz aprova propostas do Amazonas para isenção de ICMS
Próximo artigoComissão da Assembleia Legislativa do Am debate implantação do Plansab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui