
A Petrobras sofreu um prejuízo de seis milhões de reais após fraudes em um programa de compra de remédios. Em matéria exibida pelo “Fantástico”, da TV Globo, eles informam que com o objetivo de beneficiar pelo menos 300 mil funcionários e dependentes, e estatal gastava 30 milhões de reais por mês e, em 2015, contratou a empresa Global Saúde para promover economias aos cofres, por conta da crise. Foi detectada pela empresa mais de 13 mil receitas fraudulentas.
Entre as fraudes, está, segundo a TV Globo, uma envolvendo a cadela de uma funcionária, que usou uma receita de uma clínica veterinária para comprar medicamento.
Após o escândalo, a Secretaria de Controle Externo de Estatais do Tribunal de Contas da União (TCU) vai analisar se a Petrobras põe fim ao programa ou aplica alterações para evitar novas fraudes. No momento, ele está suspenso.
Há dez anos instituído pela estatal, o sistema era simples: o funcionário apresentava em uma farmácia a receita e o cartão do programa. A conta era enviada para a empresa responsável que, consequentemente, apresentava os custos à Petrobras.
Em nota ao “Fantástico”, a Petrobras disse que tomara medidas para reparar os danos, além de mover eventuais ações de improbidade administrativa.
(NOTÍCIAS AO MINUTO)