Austrália elege primeira mulher aborígene no Parlamento

Uma ex-professora entrou para a história da política australiana ao se tornar a primeira mulher aborígene a ser eleita para a câmara baixa do Parlamento, conquistando um assento pelo Partido Trabalhista (centro-esquerda) nas eleições legislativas.


Linda Burney, de 59 anos, tinha sido pioneira ao ser a primeira mulher aborígene a entrar para o parlamento do estado de Nova Gales do Sul, em 2003.

Burney junta-se assim ao primeiro deputado aborígene Ken Wyatt – do Partido Liberal (conservador) -, eleito em 2010, e segue o caminho aberto pela da antiga senadora e atleta olímpica Nova Peris, que foi a primeira mulher indígena a conquistar um lugar na câmara alta.
“Eu penso que é um momento realmente muito importante para a Austráli
a”, afirmou ela no sábado (3), ao canal de televisão ABC, depois de conquistar o assento por Barton, Sydney.

“Ser eleita como a primeira mulher indígena para a Câmara dos Representantes é um momento para o país (…) Fizemos história juntos na noite passada”, disse.

“Recebi mensagens de felicitação de pessoas a viver na Alemanha, em Israel, de amigos nos Estados Unidos e outros amigos meus tinham mensagem para me transmitir da Suíça e de Londres. Tem sido lindo”, contou.

A contagem dos votos das eleições de sexta-feira deverá estar terminada na terça-feira (5). Os resultados parciais dão vantagem aos trabalhistas, até agora na oposição.

(NOTÍCIAS AO MINUTO)

Artigo anteriorExames de Zika serão obrigatórios para planos de saúde
Próximo artigoFinal da VII Taça Vila Olímpica de Handebol revelou os grandes campeões

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui