

Delegadas de 29 municípios do Amazonas participaram ontem (27), do lançamento estadual da Marcha das Margaridas, no Centro de Formação Vicente Palotti, na rua Guararapes, 33 Conjunto Ponta Negra – Lírio do Vale I, onde as mulheres da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Amazonas (Fetagri-AM), se reuniram para dar início à Marcha, que chegará a Brasília em agosto desse ano.
Dentro da programação, as delegadas ouviram uma palestra com a secretária nacional da Fetagri, Alexandra Costa Lima. De acordo com a vice-presidente da Fetagri, Izete Rodrigues, o tema da Marcha das Margaridas de 2015, será a “violência contra a mulher na Água e na Floresta”.
O tema é nacional e tem como base as trabalhadoras da Região Norte e de grande parte do Brasil, onde as mulheres são submetidas aos maus tratos por desconhecerem os seus direitos de mulher trabalhadora.
Esse é o primeiro ano que se aborda o tema “mulheres das Águas e das Florestas”. O motivo, segundo Izete Rodrigues, é comum saber de casos de mulheres dessa região, que passam por constrangimentos, violência porque não conhecem os seus direitos de cidadã e de trabalhadora.
A delegação do Amazonas, que vai a Brasília nos dias 11 a 12 de agosto, deve chegar a 250 integrantes. Izete disse que quer superar esse número, uma vez que essa foi a marca alcançada em 2012.