


Nem a forte chuva, nem alguns problemas técnicos conseguiram parar o inicio da 35º Festa do Guaraná que começou nesta quinta feira (27), a abertura oficial foi do Prefeito de Maués, Padre Carlos Gões. Houve desfile em carro aberto das candidatas a rainha, a lenda do guaraná, apresentação de bandas locais e no destaque a banda Rabo de Vaca.
Também, foi inaugurado o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), simultaneamente, à realização da II Feira de Agronegócio, na Av. Dr. Pereira Barreto, no centro da cidade de Mauês, reúnindo produtores e pequenos empresários, em 33 stands onde participam: Embrapa, a Secretaria de Produção Rural dentre outros. Já a feira de artesanato da cidade, apresenta produtos regionais e tendocomo destaques aqueles criados com o pó ou semente do guaraná. Podem ser apreciados a colheita, as mudas, o despolpamento, o bastão, a torrefação e o guaraná em pó ou ralado.
Os produtores, também, participaram do desfile no primeiro dia e o agricultor Osione Cunha, conhecido como “Lula de Maués” falou da sua satisfação em participar pela segunda vez na festa, agradeceu à Prefeitura pelas mais de 170 mil mudas de arvores. “Queremos chegar a produzir mais de 300 toneladas para abastecer a demanda nacional pois agora outros estados (Bahia, Acre, Mato Groso) também produzem, mas o guaraná é legitimo de Maués, a lenda conta que nasceu de uma jovem, mas a verdade foi de um menino”. O representante dos 240 agricultores explicou os benefícios deste produto para a saúde e disse “abre a mente, passa a fome, ficamos atentos e muita nos dá mais vitalidade para ter mais longevidade”.
O nome Guaraná provêm da palavra indígena Waraná que significa árvore que sobe apoiada em outra, trata-se de um arbusto semi ereto e lenhoso que se desenvolve cravando as gavíneas em árvores de grande porte e que alcança até 10 metros de altura.
Reinauguração do Centro de Convivência do Idoso
A reinauguração do Centro de Convivência do Idoso (CCI) da Rua Higina Bonilha Rolim s/n no bairro Santa Luzia, nesta sexta feira (28), contou com a presença do Prefeito de Maués, o Presidente da Câmara Municipal, Padres e Pastores de Igrejas, vereadores e população em geral. Um salão climatizado, área coberta, pista de caminhada, cozinha, sala e atendimento médico e academia ao ar livre dentre outros fazem parte da última reforma que teve um custo de R$ 300 mil.
Construída em 1990 foi reformada em 2002 e no ano de 2009 abriu seus espaços à Universidade aberta da terceira idade, nesta época foi constatado que os idosos de Maués eram os mais longevos do que os demais municípios pelo uso do guaraná. Em 2013, no inicio da administração do Partido dos Trabalhadores, atendeu a 209 idosos e passou pela segunda reforma.
Muitos reconheceram que este encontro de gerações têm importância para a sociedade de Maués conhecido por ser um município onde a longevidade é característica da população.(Mercedes Guzmán)