Ação Social Dia C oferecer neste sábado (1º) serviços gratuitos de cidadania

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Prestação de serviços, voluntariado e benefícios à população. Tudo isso estará disponível neste sábado (1º) na Arena da Amazônia, a partir das 8h, quando acontece o Dia Internacional do Cooperativismo, com a ação social Dia de Cooperar. Essa será a primeira vez que o estádio da Copa do Mundo de 2014 recebe a ação, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).


Serão mais de 50 tipos de serviços essenciais, como emissão de documentos e carteiras de trabalho, exames médicos, assessoria jurídica, teste de pressão arterial, atendimento de saúde bucal, oficinas de artesanato, limpeza de pele e outros serviços ligados à cultura, esporte e lazer. O evento social contará com mais de 20 cooperativas e 500 voluntários na execução do projeto, que deverá beneficiar um público esperado de 20 mil pessoas.

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Essa será a quarta edição do Dia C no Amazonas, que está sendo organizada pelo Sistema OCB/AM e terá parceria da Cooperativa Mista Agropecuária de Manacapuru. A coordenadora do Dia C no Estado, Eliane Craveiro, conta que o grande objetivo do evento é impactar com ações voluntárias dentre as empresas, promover o cooperativismo e, com isso, somar parceiros.

“Nosso objetivo é poder mostrar para todo mundo a capacidade que temos em beneficiar a sociedade com práticas voluntárias. É mostrar a nossa responsabilidade social e divulgar que podemos mudar o mundo pra melhor”, conta Eliane.

De acordo com o coordenador do setor de eventos da Sejel, Luís Rocha, essa será uma boa oportunidade da população realizar exames gratuitos importantes, como consulta médica oftalmológica, atendimento básico de saúde bucal, clínico geral, ultrassonografia obstétrica, mamografia gráfica, ultrassom vaginal, ultrassonografia abdominal total, ultrassonografia da vias urinarias, ultrassonografia de próstata, entre outros.

“E ainda teremos distribuição de preservativos, orientação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), corte de cabelo, limpeza de pele, manicure, pintura de rosto infantil, recreação, turismo pela Arena da Amazônia, oficinas de artesanato com feltro, de banner e com sementes, e muitas outras coisas, todas as ações acompanhadas de profissionais habilitados”, alertou Luís.

Corrida da Cooperação do Amazonas

Fotos: Mauro Neto/Sejel

Como parte das ações sociais do Dia C no dia 1º, acontece em paralelo a 3ª Corrida da Cooperação do Amazonas, na Vila Olímpica de Manaus, localizada no Dom Pedro. Serão 4,5 Km de percurso, com largada a partir das 17h. Uma hora antes, às 16h, será realizada a Corridinha da Cooperação, para crianças a partir de 4 anos de idade. Para se inscrever em ambas as provas, bastar procurar o setor de Eventos na Vila Olímpica, das 8h às 17h, e fazer a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis até o dia 30 de junho.

A retirada dos kits acontece na sexta, 30, na Uniodonto Manaus (Rua Leonardo Malcher, 598, Centro); na Fecootram (Avenida Noel Nutels,2619, Cidade Nova) e no departamento de Eventos da Vila Olímpica (Avenida Pedro Teixeira, 400, Dom Pedro). Mais informações e regulamento podem ser consultados no sitewww.ocbam.coop.br, na seção Ações e Eventos.

O Dia C

O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, é um ação social que acontece simultaneamente em todos os estados brasileiros no dia 1º de julho, quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. O grande propósito do Dia C é estimular práticas voluntárias entre as cooperativas e promover o cooperativismo. O projeto foi originado em 2009 em Minas Gerais e chega à sua 8º edição com mais de 300 mil voluntários e 2,4 milhões de pessoas beneficiadas.

 

Artigo anteriorA 25ª Copa dos Rios de Seleções 2017 movimenta interior do Amazonas
Próximo artigoPeixe é executado a tiros, no bairro Petrópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui