Aceleração da queda dos juros ajudará a recuperar consumo e investimentos, diz CNI

A que dos juros favorece a economia/Foto: Reprodução

A redução da taxa básica de juros da economia (Selic), para 13% ao ano, anunciada hoje (11), pelo Banco Central, favorece a retomada do crescimento econômico, na avaliação do Sistema Firjan. Em nota, as entidades ligadas à indústria do Rio de Janeiro consideram acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de reduzir a Selic em 0,75 ponto percentual.
Segundo o Sistema Firjan, desde outubro, quando o Copom começou a baixar a taxa, a inflação manteve trajetória de queda, fechando 2016 dentro das metas estabelecidas, algo que não ocorria desde dezembro de 2014.


A que dos juros favorece a economia/Foto: Reprodução

A continuidade da redução da Selic, no entanto, depende “da consolidação das reformas fiscais, em especial a aprovação da reforma da Previdência e o reequilíbrio das contas públicas estaduais”, segundo a Firjan.

Para a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), a queda da Selic em 0,75 ponto percentual, aliada a medidas de ajuste fiscal e combate à inflação, deve estimular o mercado interno. “Reduzir o custo do crédito é fator-chave para a retomada do ânimo dos agentes econômicos e a necessária recuperação do consumo e do investimento”, destacou a entidade, em nota.(Agência Brasil)

Artigo anteriorDPE-Am inicia cadastro de famílias de presos mortos em rebeliões em presídios de Manaus
Próximo artigoResposta do governador José Melo às acusações do senador Eduardo Braga

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui