Acuado no Brasil, Moro vai ao FBI nos EUA em comitiva de cinco dias

Sete advogados disputam cargo de juiz do TRE-AM/Foto: Divulgação

Acuado, em meio a uma série de reportagens sobre conversas ilegais que manteve com procuradores da Lava Jato, o ministro da Justiça, Sergio Moro, parte neste sábado (22) para os Estados Unidos, em comitiva que conta ainda com o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo.

Na viagem de 5 dias, o ministro tem previsto na agenda uma reunião no Departamento Federal de Investigação (FBI – Federal Bureau of Investigation), em Washington.

“Na oportunidade, será visitada ainda a Força-tarefa Conjunta de Investigação Cibernética Nacional (National Cyber Investigative Joint Task Force -NCIJTF), composta por mais de 20 agências, integradas pela comunidade de inteligência e pelo Departamento de Defesa”, diz o comunicado no site do Ministério da Justiça.

Segundo a nota, Moro fará uma série de visitas aos órgãos de segurança e inteligência do país, com o intuito de reunir experiências e boas práticas para fortalecer as operações integradas no Brasil. Na agenda, estão incluídos os principais departamentos, centros e agências de combate ao crime organizado e ao narcoterrorismo.

Neste domingo (23), serão apresentadas ao ministro e delegação as instalações da patrulha de fronteira entre EUA e o México. No dia seguinte, segunda-feira (24), a agenda será junto ao Centro de Inteligência da cidade de El Paso (EPIC).

Também está prevista uma reunirão no Centro Internacional de Operações e Inteligência de Anti-Crime Organizada (IOC-2), em Herndon, Virgínia, criado em 2009 pelo Departamento de Justiça americano com o objetivo de combater “as ameaças de organizações criminosas internacionais à segurança global”.

Moro deve retornar ao Brasil somente na quinta-feira (27), ignorando o convite para prestar depoimento nesta quarta-feira (26) à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para explicar as denúncias sobre a Vaza Jato.

Revista Forum


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui