
Uma aeronave venezuelana foi abatida pela Força Aérea Brasileira (FAB) a caminho de Manaus. Na ação, realizada na manhã da última terça-feira (11), dois traficantes foram encontrados mortos e drogas foram apreendidas.
A aeronave entrou ilegalmente no espaço aéreo brasileiro e desobedeceu às ordens de pouso. A informação foi divulgada pela FAB nessa quarta-feira (12).
A FAB ealizou medidas de averiguação para confirmar a identidade da aeronave e monitorar seu comportamento. A aeronave foi então instruída a alterar sua rota para realizar um pouso forçado em um aeródromo na região amazônica.
Sem resposta da aeronave, a FAB a classificou como hostil e realizou “tiros de detenção” para impedir a continuação do voo. A medida é usada como último recurso quando uma aeronave interceptada desobedece os procedimentos.
Imagens mostram um helicóptero sobrevoando o local onde a aeronave foi abatida. O registro capta uma intensa quantidade de fumaça cinza escura e um pequeno foco em chamas sobre uma área de mata fechada.