O Ministério da Saúde da Rússia anunciou a produção do primeiro medicamento eficaz contra a doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus, e tudo indica que esse remédio é a grande esperança surgida para toda a humanidade.
Trata-se do afivavir, que apresentou grande eficácia em ensaios clínicos, conforme revelou o diretor-geral do Fundo de Investimento Direto da Rússia (FRID), Kiril Dmítriev.
O diretor afirmou que não se trataria apenas de um antiviral para tratar o novo coronavírus, mas, sim, se trata “talvez do medicamento mais promissor para curar a Covid-19 em todo o mundo“.
O medicamento foi testado em pouco tempo e se tornou o primeiro à base de favipiravir, antiviral anteriormente desenvolvido no Japão.

O afivavir demonstrou eficácia ao combater os principais mecanismos de reprodução do novo coronavírus. Entretanto, por mais que seja altamente eficaz segundo estudos russos, o medicamento seria contra-indicado, de forma categórica, para mulheres grávidas ou pessoas que estariam em processo de planejamento para construírem uma família.
O medicamento anti-viral, no entanto, ainda não estará disponível para venda em farmácias.
A indicação, no momento, é que o medicamento esteja apenas em hospitais e seja utilizado somente sob observação médica.