Ageman e Ipem firmam acordo para ampliar fiscalização dos serviços públicos

Fotos: Divulgação / Ageman

Fiscalização e maior segurança aos usuários dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, transporte e iluminação pública, prestados no âmbito do município de Manaus. Esse é o objetivo da cooperação técnica firmada na manhã desta quinta-feira, 7/3, entre a Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM).

A iniciativa começou a ser analisada há um mês, quando os dirigentes das duas instituições passaram a discutir os termos da parceria. “Não é um convênio especifico, ele é muito amplo, pois na parte do saneamento fará a verificação dos hidrômetros dos usuários, na iluminação pública atestará a luminosidade do Led, no transporte público poderá auferir a bilhetagem eletrônica, enfim, o Ipem e o Inmetro serão parceiros de primeira ordem da municipalidade, reforçando o trabalho da Ageman e assegurando à Prefeitura de Manaus a boa prestação dos serviços públicos na capital”, explicou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.

Conforme o termo assinado caberá à Ageman, enviar ao Ipem-AM as denúncias recebidas relativas à legislação metrológica para conhecimento e adoção de providências; fiscalizar os estabelecimentos para averiguação de indícios de práticas infrativas e posterior autuação, quando necessária; disponibilizar normas, portarias, instruções de serviço e orientações relativas às suas atividades ao IPEM/AM.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Oliveira Brito, a iniciativa vai permitir a realização de ações transversais. “Nesta parceria com a Ageman vamos fortalecer ainda mais a fiscalização, seja na verificação dos hidrômetros e nas demais ações em conjunto entre o governo e a prefeitura para proteger o consumidor, além de avançarmos para outras áreas”, afirmou Márcio Brito.

Fotos: Divulgação / Ageman

Segundo o termo, caberá ao Ipem enviar à Ageman as denúncias relativas às relações de consumo para conhecimento e adoção de providências; fiscalizar os estabelecimentos para averiguação de indícios de práticas infrativas e posterior autuação, quando necessária; disponibilizar Normas, Portarias, Instruções de Serviço, Orientações integrantes a Política Nacional Metrologia Legal e a Política Nacional da Avaliação da Conformidade de Produtos e Serviços a Ageman; atender às demandas oriundas da Ageman, dando-lhes o devido encaminhamento e procedendo às diligências competentes, além de fornecer à Ageman os laudos das aferições realizadas pelo órgão nos hidrômetros dos imóveis dos usuários dos serviços de abastecimento de água.

Fábio Alho e Márcio Brito ressaltaram que a verificação dos hidrômetros é um trabalho que já vinha sendo realizado com o acompanhamento da Arsam, no entanto, com a criação da Ageman, que assumiu em março de 2018 a regulação e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na cidade de Manaus, foi necessário firmar o convênio com a municipalidade.

O presente Termo de Cooperação Técnica terá vigência de 24 meses. As obrigações pactuadas não envolvem transferências de recursos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui