Aldeia indígena recebe seção eleitoral do TRE-AM

Foto: Divulgação

Equipe do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) esteve na aldeia indígena Maronal, localizada na Terra Indígena Vale do Javari, para instalação de uma seção eleitoral na comunidade e realização de atendimento à população local.

A ação ocorreu de 21 a 23 de setembro deste ano e foi liderada pela juíza substituta em Atalaia do Norte, Andréa Medeiros, com participação de representantes do TSE.

Ao todo, foram realizados 150 atendimentos, entre alistamento, transferência de seção e revisão eleitoral. Na ocasião, o ancião da aldeia, senhor Alfredo, tirou o primeiro título aos 83 anos.

A ação atendeu a um pedido da própria comunidade feito à Justiça Eleitoral em 2016, por meio da Unijava (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari). A Terra Indígena Vale do Javari é a segunda maior Terra Indígena no Brasil e foi homologada pelo Governo Federal em 2001. Ela está localizada na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru.

Os indígenas do Maronal começaram a participar do processo eleitoral em 2014, em um município vizinho de difícil acesso. Para comparecerem às urnas, os Marubo tinham que enfrentar longas viagens de barco e trilhas, que chegavam a durar seis dias. Na visita, todos os profissionais da Justiça Eleitoral seguiram protocolos sanitários e fizeram testes de Covid-19 antes de irem para a aldeia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui