ALEAM reformula site para atender deficientes visuais

Eronildo Silva, assessor de informática da Aleam/Foto: Elisa Maia

Eronildo Silva, assessor de informática da Aleam/Foto: Elisa Maia


A Diretoria de Informática da Assembleia Legislativa, está reformulando a ferramenta de acesso de deficientes visuais, ao site daquele Poder, depois de avaliação feita pelo deputado Josué Neto, presidente da Casa.

Em funcionamento desde julho de 2013, o ReadSpeaker é um programa que “lê” para o deficiente visual, os textos de interesse do internauta. Desenvolvida pela Empresa de Processamento de Dados da Amazônia (Prodam), a ferramenta precisa apenas de fones de ouvido ou uma caixa de som para funcionar.

Para acionar a ferramenta, o internauta precisa acessar o banner da Comissão Especial de Consolidação da Legislação Relativa aos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD-Aleam), que fica logo abaixo das notícias diárias. Abrindo essa aba, logo no canto superior esquerdo está o botão “ouvir”. Vale lembrar que a ferramenta ReadSpeaker não lê textos em PDF.

De acordo com gerente de sistemas de aplicativos da Aleam, Milene Oliveira, o prazo previsto para a ampliação do acesso aos deficientes é o final deste primeiro semestre. “O presidente Josué Neto quer facilitar a acessibilidade de internautas ao nosso site, no campo de solicitação de informações, principalmente no item transparência que é uma exigência legal. Nesse item estão divulgados dados como: frequência dos parlamentares, finanças, gestão fiscal, votação de projetos e atas. Todos esses documentos estão disponíveis para deficientes visuais através do ReadSpeaker” informou.

Artigo anteriorAleixo ganha Academia ao Ar Livre e outros investimentos no esporte
Próximo artigoEstudante de medicina presa com droga na Cidade Nova

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui