Com o apoio do Governo do Amazonas, 173 alunos e equipe técnica da rede estadual de ensino embarcam, entre esta quarta-feira (30/08) e o dia 8 de setembro, para São Paulo, onde participarão dos Jogos da Juventude 2023, que acontece de 1º a 16 de setembro, na cidade de Ribeirão Preto. A competição desportiva, aberta a estudantes de 12 a 14 anos, contará com a participação de mais de 4 mil jovens das 27 unidades da Federação.
Ao todo, os representantes da rede estadual disputarão o evento em todas as modalidades disponíveis, sendo coletivas e individuais, sendo elas: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, xadrez, karatê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton e taekwondo.
O professor da Secretaria de Educação e chefe da delegação do Amazonas, Mike Moraes, contou que esta é a segunda maior equipe já enviada aos Jogos da Juventude. “Agradecemos à secretária Kuka Chaves e ao governador Wilson Lima por acreditarem no esporte, nos prestando todo o apoio para o embarque da nossa segunda maior delegação, em mais esta edição (dos Jogos da Juventude)”, disse o coordenador.
Com a família no aeroporto, a aluna da Escola Estadual (EE) Pedro Silvestre, Patrícia Moreno, de 15 anos, disse que faria tudo para o Amazonas se orgulhar dos resultados dela na ginástica rítmica, modalidade esportiva que irá disputar na competição. “Iniciei no esporte aos 7 anos. Sempre fui apaixonada por esportes e a ginástica me conquistou. Agora, eu conto com o apoio da minha família e dos meus colegas. Torçam bastante, para que eu consiga trazer o ouro para Manaus”, destacou Patrícia.
Da EE José Bernardino Lindoso, a estudante Avril Karoline de Souza, de 15 anos, que disputa na modalidade Wrestling, é uma das promessas de medalhas na competição. A jovem iniciou a carreira no esporte aos 7 anos e, neste ano, conquistou o 3° lugar no Pan-Americano, no México, e a terceira colocação no ranking das Américas, na categoria até 57 quilos.
“A minha expectativa para os Jogos da Juventude é bem alta. Venho treinando bastante. Cheguei recentemente de uma disputa internacional, onde passei por uma experiência maravilhosa, conquistando a 3ª colocação no Pan-Americano. Assim, estou ansiosa para trazer o primeiro lugar para o Amazonas”, explicou a estudante.
Do município de Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), o aluno da EE Isaías Vasconcelos, Leandro Caetano, de 16 anos, disputará no Taekwondo. Ele falou sobre a oportunidade de representar o município e o Estado na competição.
“Estou muito feliz em representar o meu estado e a minha cidade. Estamos treinando há bastante tempo. No Jeas, aqui em Manaus, conseguimos conquistar o ouro e estamos querendo trazer o ouro lá de São Paulo também”, enfatizou o atleta.