



Tudo isso seria mais uma tragédia no trânsito de Manaus se não fosse um simulado de atendimento a múltiplas vítimas. A ação foi desenvolvida por 30 alunos de graduação de medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Nilton Lins, além de acadêmicos de Enfermagem.
“Depois dessa simulação nós vamos elaborar um relatório para avaliar diversos aspectos do atendimento de múltiplas vítimas, dentre eles, o tempo de resposta das instituições que participam do atendimento, como Corpo de Bombeiros e Samu, além avaliar se os atendimentos estão sendo realizados de maneira adequada”, disse Gomes.
A simulação aconteceu na manhã do último sábado (2), na esquina entre as ruas Ferreira Pena e Ayrão – centro de Manaus – e faz parte do Simulado Nacional de Atendimento a Múltiplas Vítimas em alusão ao mês do ‘Maio Amarelo’, mês escolhido como promoção para a prevenção de acidentes de trânsito. O evento foi realizado em parceria com Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait) e o de Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Um dos objetivos do evento é treinar e capacitar profissionais envolvidos no atendimento pré-hospitalar, bem como organizar o fluxo de atendimento pré e intra-hospitalar nessas situações que envolvam múltiplas vítimas. Além dos acadêmicos da simulação contou com o apoio e participação de 20 membros do corpo de bombeiros e 10 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Em um momento como esse é essencial manter a segurança do ambiente e a população deixar a gente fazer o nosso trabalho. Posteriormente nós vamos atender as vítimas de acordo com o grau de urgência de cada pessoa”, disse o tenente Gama do Corpo de Bombeiros.
Credito das Fotos: Joelma Sanmelo/UEA