
Com o objetivo de colocar em prática o conteúdo abordado na sala de aula e ainda contribuir para a educação de jovens e adolescentes, alunos do Centro Literatus (CEL) realizam palestras em instituições públicas da capital amazonense. Prostituição infantil, doenças sexualmente transmissíveis, pedofilia, transtorno alimentar, bullying, gravidez precoce e acidentes domésticos foram algumas das temáticas trabalhadas durante as apresentações realizadas para estudantes das Escola Estadual Angelo Ramazzotti, Escola Estadual Cacilda Braule Pinto e Escola Estadual Padre Luis Ruas.
De acordo com a coordenadora pedagógica do CEL, Alexandra Andrade, outra vantagem das apresentações é que elas também ajudam os alunos da instituição a vencerem barreiras. “Afinal, saber falar em público é competência necessária para todos os profissionais”, destacou.
As próximas apresentações serão nesta terça-feira (11), novamente na Escola Estadual Cacilda Braule Pinto, no bairro Coroado, e dia 18, na Escola Estadual Padre Luis Ruas, no bairro Zumbi. Além das palestras, a instituição também levará alguns serviços gratuitos como aferição de pressão, massagem e higienização facial.
A coordenadora do CEL revela que a preparação das apresentações começa dias antes e os alunos ficam bastante empolgados, estudam o que irão falar, treinam e trazem objetos para realizarem demonstrações. “Estar familiarizado com o tema a ser abordado é fundamental para qualquer apresentação”, aponta Alexandra.

Ela ressalta que saber se comunicar é essencial para a vida de qualquer profissional, que poderá em algum momento de sua vida ser convidado a participar de uma reunião, dar entrevistas, proferir palestras ou treinamentos, ou mesmo liderar uma equipe.
Confira algumas dicas para falar em público:
Domine o assunto – Não há nada pior do que assistir uma apresentação em que o palestrante demonstra insegurança e desinformação do assunto. Por isso, é primordial ler a respeito do assunto que irá proferir, pesquisar novidades e conversar com pessoas da área e ouvir diferentes pontos de vista.
Qual mensagem você quer passar? – É a partir dessa mensagem que você poderá montar uma apresentação, levando em conta principalmente quem são seus ouvintes e de quanto tempo a sua apresentação irá durar.
Agir com naturalidade – Não use palavras difíceis ou que não façam parte do seu cotidiano. E, caso a memória falhe, basta passar para o tópico seguinte de sua apresentação.