

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), divulgou ontem, a programação da Semana da Pátria e do Amazonas do ano de 2014, com o civismo voltado para estudantes e para a sociedade, em geral, tendo como objetivo evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas.
As atividades serão iniciadas no dia 1º de setembro, amanhã, com a “Benção do Fogo Simbólico” às 08h00, realizada na Igreja Nossa Senhora do Sameiro, localizas da na avenida Coronel Jorge Teixeira, Estrada da Ponta Negra.
01 de setembro:
Nesta data (01 de setembro), a cerimônia será complementada pela “Corrida do Fogo Simbólico”, com início às 9h, saindo da Igreja Nossa Senhora do Sameiro e chegando no Calçadão da Ponta Negra. A corrida contará com a participação de 420 pessoas, sendo 120 estudantesda rede pública.
Ao final da Corrida do Fogo Simbólico, às 09h00, na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de oficialização do início da Semana da Pátria e do Amazonas, com o acendimento da pira cívica e discurso de autoridades civis e militares.
Na ocasião serão homenageados os personagens “Mulher Amazonense” (professora Maria Clice Marques), “Vulto Estadual” (Eduardo Monteiro de Paula) e “Vulto Nacional” (Aderson Pereira Dutra).
05 de setembro:
No dia em que se comemora a Elevação do Amazonas à categoria de Província (5 de setembro), as atividades serão iniciadas às 08h00, na Praça da Saudade (centro de Manaus) com a homenagem póstuma ao primeiro presidente da Província do Amazonas: João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha.
Durante a homenagem estarão presentes representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e das seguintes corporações: Marinha, Exército, Força Aérea, Polícia Militar, Guarda Metropolitana e Corpo de Bombeiros. Também participarão das atividades representantes de instituições religiosas, gestoras das escolas da rede pública, autoridades do Estado e comunidade em geral.
Na sequência, às 17h00, no Centro de Convenções (Sambódromo), será realizado o tradicional desfile cívico escolar que reunirá estudantes de escolas públicas e militares de Manaus, além de entidades educacionais e sociais.
A programação do desfile exaltará a expressão cívica reunindo estudantes de todas as zonas da cidade de Manaus que apresentarão painéis ilustrativos ressaltando os valores do Amazonas.
07 de setembro:
No dia 7 de setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil, será realizada na Estrada da Ponta Negra, às 08h00, o tradicional desfile Cívico Militar reunindo as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), a Policia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Seguindo a programação, às 17h00, ainda na Ponta Negra, ocorrerá a cerimônia de “Abafamento do Fogo Simbólico”, encerrando, oficialmente, a Semana da Pátria e do Amazonas.
Para o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares da Silva, evidenciar os fatos históricos que marcaram a proclamação da República e a autonomia administrativa do Amazonas é manter viva a tradição no Estado, “A programação cívica em nosso Estado com certeza é uma das datas mais aguardadas pela sociedade e comunidade escolar. Manter a tradição, o civismo e o respeito aos símbolos pátrios é o grande legado de uma nação”, ressaltou o secretário.