

Os atletas amazonenses de quatro modalidades se destacaram no cenário nacional no último final de semana, obtendo um total de 20 medalhas, sendo três de ouro, 10 de prata e sete de bronze. Todos os atletas fazem parte do quadro de excelência do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).
O resultado expressivo foi conquistado nas modalidades de tênis de mesa (olímpico e paralímpico), boxe, luta olímpica e atletismo. Dentre tantos talentos, o mesatenista Jean da Costa, 18, saboreou a felicidade de conquistar a primeira medalha de ouro no rating em competições nacionais. Ele é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Amélia, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. O rating é uma competição onde não há divisão de categorias, o que deixa o evento mais difícil.
“O resultado foi muito bom para mim. Nunca pensei que sairia de casa e ganharia uma medalha nacional, estou muito feliz”, declarou o mesatenista, que brilhou em Fortaleza (CE) no período de 22 a 25 de maio. A delegação amazonense de tênis de mesa voltou com uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze no olímpico e três de prata e duas de bronze no paralímpico (o que envolve pessoas com deficiência).
A equipe de luta olímpica conseguiu um feito histórico no Campeonato Brasileiro Sênior da modalidade, no Rio de Janeiro, comprovando a excelente fase dos amazonenses. O Estado faturou oito medalhas – um ouro, três de prata e quatro bronzes.
No boxe, Sandra Ramos ficou em segundo lugar no Campeonato da Elite Feminina, em Campo Grande (MS). “Foi um resultado positivo para nós, porque ela (Sandra) enfrentou a atual campeã brasileira e perdeu o combate na decisão dividida dos juízes. Isso mostra que teve alguém que achou que ela poderia ser campeã. Agora é se preparar para o Campeonato Brasileiro e lutar por uma vaga nas Olimpíadas de 2016”, ressaltou o treinador Carlos Fiola, do CTARA.
No atletismo brilhou a estrela do paraense radicado do Amazonas Pedro Gil Xavier, ouro nos 100m rasos com o tempo de 10 segundos e 87 centésimos, no Campeonato Brasileiro CAIXA Interclubes de Atletismo de Menores.
Caratê também brilha
O caratê amazonense foi ao Brasileiro – Fase Regional Norte -, de 23 a 24 de maio, em Belém, e voltou para casa com o título por equipes ao alcançar a incrível marca de 59 medalhas no kata – 19 ouros, 17 pratas e 23 bronzes – e mais 83 no kumite – 43 ouros, 26 pratas e 14 bronzes.