Amazonas conquista 20 medalhas em competições nacionais olímpicas e paralímpicas

Equipe de Caratê, um destaque das competições/Foto: Wal Lima
Equipe de Caratê, um destaque das competições/Foto: Wal Lima
Equipe de Caratê, um destaque das competições/Foto: Wal Lima

Os atletas amazonenses de quatro modalidades se destacaram no cenário nacional no último final de semana, obtendo um total de 20 medalhas, sendo três de ouro, 10 de prata e sete de bronze. Todos os atletas fazem parte do quadro de excelência do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA).

O resultado expressivo foi conquistado nas modalidades de tênis de mesa (olímpico e paralímpico), boxe, luta olímpica e atletismo. Dentre tantos talentos, o mesatenista Jean da Costa, 18, saboreou a felicidade de conquistar a primeira medalha de ouro no rating em competições nacionais.  Ele é estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria Amélia, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste. O rating é uma competição onde não há divisão de categorias, o que deixa o evento mais difícil.


“O resultado foi muito bom para mim. Nunca pensei que sairia de casa e ganharia uma medalha  nacional, estou muito feliz”, declarou o mesatenista, que brilhou em Fortaleza (CE) no período de 22 a 25 de maio.  A delegação amazonense de tênis de mesa voltou com uma medalha de ouro, três de prata e uma de bronze no olímpico e três de prata e duas de bronze no paralímpico (o que envolve pessoas com deficiência).

A equipe de luta olímpica conseguiu um feito histórico no Campeonato Brasileiro Sênior da modalidade, no Rio de Janeiro, comprovando a excelente fase dos amazonenses. O Estado faturou oito medalhas – um ouro, três de prata e quatro bronzes.

No boxe, Sandra Ramos ficou em segundo lugar no Campeonato da Elite Feminina, em Campo Grande (MS). “Foi um resultado positivo para nós, porque ela (Sandra) enfrentou a atual campeã brasileira e perdeu o combate na decisão dividida dos juízes. Isso mostra que teve alguém que achou que ela poderia ser campeã. Agora é se preparar para o Campeonato Brasileiro e lutar por uma vaga nas Olimpíadas de 2016”, ressaltou o treinador Carlos Fiola, do CTARA.

No atletismo brilhou a estrela do paraense radicado do Amazonas Pedro Gil Xavier, ouro nos 100m rasos com o tempo de 10 segundos e 87 centésimos, no Campeonato Brasileiro CAIXA Interclubes de Atletismo de Menores.

Caratê também brilha

O caratê amazonense foi ao Brasileiro – Fase Regional Norte -, de 23 a 24 de maio, em Belém, e voltou para casa com o título por equipes ao alcançar a incrível marca de 59 medalhas no kata – 19 ouros, 17 pratas e 23 bronzes –  e mais 83 no kumite – 43 ouros, 26 pratas e 14 bronzes.

Artigo anteriorHomem é preso ao tentar jogar drogas e celulares para detento, em Iranduba
Próximo artigoParintins começa o trabalho de melhorias da infraestrutura para 49º festival folclórico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui