

Referência na preservação e difusão das tradições locais, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia, na Praça Francisco Pereira da Silva, antiga Bola da Suframa, será uma das sedes da cultura popular e da literatura na programação do “Amazonas de Todas as Artes”, série de eventos e atividades realizadas pela Secretaria de Cultura para o período da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Todas as atividades são gratuitas. Presente em todo o território brasileiro e mais 65 países, o Grupo Abadá Capoeira apresentará o espetáculo “Capoeira, Maculelê e Samba de Roda” hoje, terça (24). Coordenada por Leonardo “Cabano” Santana, a equipe vai apresentar o trabalho desenvolvido há 25 anos.
A partir das 17h00, o Grupo Ayaroa apresenta encenações de rituais indígenas no espaço cultural. Ainda hoje, terça (24), continua a série de lançamentos na Casa do Livro, novo espaço dedicado à literatura no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. Os autores Abel Teixeira (“Doce Feitiço”) e Laura Cavalcante (“Belas Árvores Pedra Verde”) participarão de sessões de autógrafos.
“A Emoção e os Rastros”, de Rafael César, “Pequena Loja de Cacarecos do Coração”, de Loyana Camelo, são os títulos programados para a quinta, 26 de junho, no mesmo horário. Todos os livros foram selecionados no Concurso para Concessão de Prêmios de Produção, Criação, Promoção e Apoio a Projetos Artísticos e Culturais (Proarte-2013).
Fazendo jus ao nome do projeto – “Amazonas de Todas as Artes” – o som das ruas também tem espaço na programação desenvolvida pela Secretaria de Cultura para o período. Com quatro dançarinos (três B-boys e uma B-girl), o DJ Carapanã, nome artístico do produtor e músico Idevan Santos, vai mostrar o hip hop de Manaus na quinta, às 10h00.