Amazonas sedia encontro nacional de imprensa

Foto: Divulgação Enecob

No Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, declarado pela ONU, um grupo formado por profissionais da comunicação escolheram o Amazonas como destino para conhecer a região e discutir a conscientização sobre preservação natural e cultural, de modo que beneficiem as comunidades locais e seus impactos socioeconômicos.


A escolha não foi por acaso, já que o Amazonas além de abrigar o maior rio do mundo e a maior floresta em área urbana, também possui 98% de sua mata preservada, além de exemplos bem-sucedidos no manejo florestal e na implantação e manutenção de Reservas de Desenvolvimento Sustentável.

Com o foco em sustentabilidade, o Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros (Enecob) realizou sua oitava edição, trazendo o tema: ‘Os desafios da Amazônia’, e contou com o apoio da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur).

Foto: Divulgação Enecob

Um dos principais objetivos é oportunizar ao profissional de imprensa uma experiência em campo que o aproxime da realidade do tema em questão. “Trouxemos grandes veículos do Brasil para conversar com pesquisadores, visitar comunidades ribeirinhas e conhecer projetos de economia sustentável dentro do conceito de floresta em pé”, afirmou o jornalista Leandro Mazzini, diretor do Enecob.

O grupo percorreu as comunidades de Acajatuba, Tumbira e Saracá, atravessando a cidade de Itacoatiara até a madeireira Mil Madeiras Preciosas LTDA, empresa da holding Precious Woods, que possui uma reserva florestal de cerca de 500 mil hectares para a prática do manejo sustentável de floresta, na região.

Foram dois dias de expedição, guiados por profissionais que “apresentaram o cenário em potencial da indústria do turismo, além de projetos sustentáveis que promovem a compreensão e o diálogo intercultural entre profissionais e a comunidade ribeirinha, importantes guardiões da floresta, mantendo nosso bioma preservado”, disse Oreni Braga, presidente da Amazonastur.

Foto: Divulgação/Enecob

Jornalistas – No primeiro semestre de 2017 o Amazonas já recebeu press trip de profissionais de quase todo o mundo. Americanos, argentinos, italianos, portugueses, ingleses, japoneses, além dos profissionais do Brasil, vieram conhecer as potencialidades turísticas do Estado.

Para a presidente o Órgão Estadual de Turismo, esse tipo de ação, além de promover ainda mais o Destino Amazonas, demonstra que os profissionais, não só os que trabalham com o turismo, estão cada vez mais interessados pela região. “Esse interesse pelo nosso Estado vem aumentando muito. Um exemplo é o Festival Folclórico de Parintins, no qual recebemos e-mails de jornalistas do mundo todo pedindo apoio para conhecer a festa, além de Barcelos, Maués, Novo Airão, Presidente Figueiredo, entre outros”, destacou Oreni.

Artigo anteriorTempo de compreender – Por Max Diniz Cruzeiro
Próximo artigoCaipira na Roça representa o AM no Campeonato Brasileiro de Quadrilhas Juninas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui