
Em um período de 33 anos, a Pan-Amazônia, região da floresta amazônica com nove países, perdeu 724 mil quilômetros quadrados de cobertura floresta e vegetal. A área equivale aos Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, todos juntos. O mesmo espaço também é equivalente a todo o Chile.
A maior parte da área perdida (692 quilômetros quadrados) era de floresta. O restante (32 quilômetros quadrados) correspondia à vegetação natural. O desmate aconteceu entre 1985 e 2018.
Nesse mesmo período também foi perdido 1% de cobertura florestal nas áreas protegidas. Dos 692 quilômetros quadrados de floresta amazônica perdida, 50 mil estavam em territórios indígenas e áreas naturais protegidas. As unidades de conservação são importantes para impedir a derrubada de árvores nativas.
A região da Pan-Amazônia abrange a área de floresta no Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. O Brasil tem 61,8% do bioma e também foi o que mais perdeu cobertura florestal.