
O pré-candidato ao Governo do Amazonas, Amazonino Mendes (União Brasil), é cogitado a ser o primeiro palanque da campanha do ex-presidente Lula nas eleições rumo ao Palácio da Alvorada, em outubro de 2022, no Amazonas.
As conversas, segundo interlocutores do partido em São Paulo, estão bem adiantadas para um quase certo compromisso de apoio de Amazonino a Lula. Ele tem conversado com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann e com o ex-ministro José Dirceu, inclusive com reunião agendada para a próxima semana, para definir o apoio.
Segundo palanque
Da mesma forma, caminha a passos largos, o apoio do senador Omar Aziz (PSD) à campanha de Lula no Amazonas. “Omar é a outra metade do palanque e, o PT quer palanque inteiro no Estado”, sugere membros do partido referindo-se a Amazonino.
Independente do fechamento do acordo na direção nacional do PT, no Amazonas já existe a intenção do sindicalista, Valdemir Santana, ser o suplente da chapa da reeleição do senador. A decisão saiu em uma reunião realizada sábado (29), com membros da executiva e de duas fortes tendências partidárias CNB e RUL, no Amazonas.