Anamã desenvolve projeto em parceria com a Fiocruz em comunidades ribeirinhas

Foto: Divulgação

O projeto Ciência, Saúde e Solidariedade no Enfrentamento à Covid-19, desenvolvido pela Fiocruz Amazônia e Fiotec, em parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Amazonas (Cosems/AM), com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Palladium International/NPI Expandi e SITAWI – Finanças para o Bem, realizou a primeira etapa das oficinas de Comunicação em Saúde, previstas para ocorrer em 17 municípios que foram selecionados e fizeram adesão ao projeto. Anamã (a 225 quilômetros de Manaus), no Baixo Solimões, é um deles.


Em março deste ano, na comunidade de Arixi, zona rural de Anamã, ocorreu a primeira oficina envolvendo lideranças comunitárias, trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde de Anamã e usuários do sistema de saúde local. A oficina aborda a Educação Popular e a Comunicação em Saúde com o objetivo de fortalecer a cobertura vacinal da população ribeirinha, por meio da participação e desenvolvimento de estratégias produzidas a partir da construção da própria comunidade e da participação de diferentes atores.

A mesma metodologia é aplicada também em comunidades quilombolas e de migrantes dos estados do Amazonas e Acre. No Arixi, a oficina teve como diferencial a oferta à população das vacinas para a prevenção da Covid-19 além das demais imunizantes, do calendário nacional de vacinação. A Coordenação Municipal de Imunização disponibilizou as equipes de vacinadores. No total, foram aplicadas 106 doses de vacinas contra Covid-19, HPV, febre amarela, rotavírus, triviral, varicela dentre outras aplicadas em crianças, jovens e adultos.

Artigo anteriorAtrações da Casa de Praia homenageia Arlindo Jr., Klinger Araújo, Teixeira de Freitas e Zezinho Corrêa
Próximo artigoFlamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo, 21

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui