A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas – FMT-AM, por vários anos foi referência em pesquisa sobre a medicina tropical do Brasil e do mundo. Não é mais assim. Para confirmar isso, funcionários fecharam a Avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, para protestar e responsabilizar o governador Wilson Lima (União Brasil) pelo abandono, a precariedade dos setores e o caos implantado na Instituição.
Como a saúde do Estado é tida como não prioridade para o governador Wilson Lima (União Brasil), a FMT-AM também entrou em decadência, sofrendo o mais completo abandono do governo do Estado que deixou de destinar verbas para o funcionamento adequado dos setores, da pesquisa e do atendimento à saúde, alguns cruciais e únicos.
Entre os setores que estão à míngua, na UTI, está o Hospital Dia para o tratamento de portadores de HIV/Aids, de pacientes mordidos por animais peçonhentos e por vetores aéreos, os mosquitos da Malária, da Leishmaniose e até do Dengue.
Não suportando mais tamanho descaso com a saúde do Estado e tendo que assistir a decadência daquilo que foi o maior orgulho da saúde do Estado, funcionários fecharam a Avenida Pedro Teixeira, no Dom Pedro, para protestar e responsabilizar o governador Wilson Lima pelo caos implantado na FMT.
Usuários da Saúde no Amazonas:
Na íntegra, a fala da funcionária indignada pelo abandono da FMT:
“Os profissionais terceirizados não estão sendo pagos, os banheiros estão podres, fedendo, cheirando a cocô, urina, porque não tem funcionários para limpar a sujeira na Fundação que é para falar de vidas.
As pessoas estão vindo para morrer, profissionais de saúde não estão sendo pagos, os médicos infectologistas não estão sendo pagos.
Cadê o recurso do Estado do Amazonas, governador irresponsável!… Traga o recurso para salvar a vida das pessoas vivendo com HIV-AIDS. Não temos raio X, não temos ressonância, não temos tomografia.
As pessoas vivendo com HIV-AIDS precisam viver, precisam sobreviver. Precisamos de apoio, precisamos de cuidado da sociedade civil, precisamos de cuidado do governo, não seja irresponsável, salve vidas e vidas de pessoas profissionais, pessoas vivendo com HIV-AIDS.
Pessoas que estão chegando com mordidas de cobras, pessoas que estão chegando com malária, com dengue. Todas essas pessoas precisam de cuidado. Precisamos urgentemente, do recurso financeiro da Fundação de Medicina Tropical. Governador, cadê o senhor irresponsável?
Vídeo do protesto: