AP: Waldez Góes leva eleição para o segundo turno contra Capiberibe

Waldez(E) e Capiberibe(D), disputam segundo turno/Foto: Penha e Dyepesen
Waldez(E) e Capiberibe(D), disputam segundo turno/Foto: Penha e Dyepesen
Waldez(E) e Capiberibe(D), disputam segundo turno/Foto: Penha e Dyepesen

Waldez Góes (PDT) e Camilo Capiberibe (PSB) vão disputar o segundo turno para o governo do Amapá, nas Eleições 2014. Com 100% dos votos apurados neste domingo (5), a Justiça Eleitoral informou que o pedetista teve 42,18% dos votos válidos, correspondendo a 151.550 eleitores. Capiberibe, que tenta a reeleição, somou 27,53% votos, representando 105.445. Lucas Barreto (PSD) ficou na terceira colocação, com 13,86%, recebendo 53.079 votos de eleitores. Barreto chegturnoou a ficar em segundo na maioria das pesquisas Ibope.


O candidato do PDT tenta pela terceira vez eleger-se governador do Amapá. Ele comandou o Estado entre os anos de 2003 a abril de 2010, quando licenciou-se para concorrer ao Senado Federal, ficando em quarto lugar naquele ano. Waldez Góes também foi deputado estadual por duas legislaturas.

Camilo Capiberibe (PSB) tenta a reeleição para o segundo mandato. Eleito em 2010, o pessebista vai novamente para o segundo turno atrás do primeiro colocado. Mestre em ciências políticas pela Universidade de Montreal, no Canadá, Capiberibe também foi deputado estadual na legislatura 2007-2010.

Discursos

Em seu discurso de comemoração, Camilo afirmou que vai reforçar as propostas de campanha no segundo turno, além de conquistar o voto dos outros candidatos. “Vamos saudar e dialogar com esses candidatos e com o senador eleito. Nós precisamos fechar essa etapa da política amapaense e abrir um capítulo diferente, que será construído pelas novas lideranças políticas no estado”, declarou o pessebista.

Waldez comemorou a disputa no segundo turno agradecendo a Deus e a família. “No segundo turno, eu confio em Deus. Com a força das lideranças políticas que estamos recebendo, vamos fazer um grande debate no segundo turno, com propostas. Queremos devolver ao povo, os benefício retirados e devolver um clima bom de ambiente de trabalho no Amapá”, declarou o pedetista.

PDT x PSB

Mais uma vez o PDT e PSB protagonizam a disputa para um cargo majoritário no Amapá. A concorrência entre as duas siglas virou até tema de programas políticos dos candidatos ao governo do estado.

A primeira disputa aconteceu em 1998, quando Waldez foi derrotado para João Capiberibe, pai de Camilo Capiberibe, e atual senador pelo Amapá. Oito anos depois, os dois políticos voltaram a se enfrentar nas urnas para as eleições ao governo do estado. Em 2006, Waldez venceu Capiberibe ainda no primeiro turno das eleições. Em 2008, a prefeitura de Macapá também teve os dois partidos como protagonistas, quando Roberto Góes (PDT) venceu Camilo Capiberibe (PSB), no segundo turno. Quatro anos depois, o apoio pessebista à candidatura de Clécio Luís, do PSOL, foi considerada pelo próprio pessolista como essencial para a vitória sobre Roberto Góes, que tentava a reeleição.

Confira votação dos candidatos (100% das urnas apuradas)
Waldez Góes (PDT): 42,18%
Camilo Capiberibe (PSB): 27,53%
Lucas Barreto (PSD): 13,86%
Bruno Mineiro (PT do B): 7,87%
Jorge Amanajás (PPS): 7,06%
Genival Cruz (PSTU): 1,39%
Décio Gomes (PSTU): 0,12%

Artigo anteriorAC: Tião Viana e Márcio Bittar disputam o segundo turno para o governo
Próximo artigoFestival de Teatro da Amazônia terá competições de amostras adulto e infanto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui