Apagão cibernético, GSI descobre tentativas de fraude no sistema de pagamentos da União

Foto: Recorte

Após um apagão cibernético nesta sexta-feira (19), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República emitiu um alerta para os servidores, solicitando atenção redobrada em relação a possíveis tentativas de invasão aos sistemas governamentais. O Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança, vinculado ao GSI, enviou comunicados pedindo que os funcionários reforcem as medidas de prevenção e só acessem orientações de fontes confiáveis.


De acordo com o alerta, o grupo detectou ações de “diferentes atores de ameaça” tentando se aproveitar do problema enfrentado pela empresa CrowdStrike para realizar fraudes, como phishing e outras atividades maliciosas direcionadas ao governo federal. Os criminosos estariam enviando e-mails fraudulentos, se passando por representantes da empresa, com o objetivo de obter informações confidenciais, especialmente sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), a plataforma usada para os pagamentos orçamentários da União.

Fontes informaram que foram identificados pelo menos 35 endereços de e-mail falsos utilizados para tentar obter informações do governo federal. Estes endereços estão sendo investigados pelo órgão responsável.

O GSI emitiu o alerta para evitar uma repetição do incidente ocorrido em abril, quando criminosos conseguiram acessar o Siafi e desviar cerca de R$ 9 milhões. Embora parte do valor tenha sido recuperada, a Polícia Federal continua investigando o caso.

Até o momento, o Gabinete de Segurança Institucional não se pronunciou oficialmente sobre o alerta.

Fonte: G1

Artigo anteriorFestival Folclórico do Amazonas impulsiona setor musical com apresentações ao vivo
Próximo artigoDetentos fazem motim em presídio em Franco da Rocha, na Grande SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui