App inovador prever possíveis problemas em veículos automotivos

Foto: Decon-Fapeam e Divulgação

Você está indo para o trabalho e de repente percebe que o freio do carro está respondendo com mais lentidão e que o pedal está mais fundo. Infelizmente o problema só é percebido no momento em que é vivenciado. Será que é possível prever problemas como esse? Empreendedores estão desenvolvendo um aplicativo que pretende não só responder o questionamento, mas revolucionar o mercado automotivo.
O aplicativo Drive-on será usado para ler o Engine Control Unit (ECU) do veículo – Unidade de Controle do Motor – de forma simplificada. A tecnologia permitirá também que o usuário acompanhe todo o processo em tempo real. Diferente de outros sistemas já disponibilizados no mercado, o app pretende prever os possíveis problemas e alertar o usuário.


Foto: Decon-Fapeam e Divulgação

Segundo o engenheiro de software, Rodrigo Bezerra, que integra o grupo de empreendedores do projeto, a tecnologia promete trazer uma revolução para o mercado, tanto para as seguradoras como para o usuário final, ajudando a manter da melhor forma possível carros de usuários comuns e de frotas de empresas.

“O Drive-on lê as configurações do carro e expõe essas informações de maneira simples para o usuário final, uma leitura mais cotidiana, para que mesmo o usuário que não tem formação técnica em informática ou mecânica possa ler essas informações e tomar uma providência antes que problemas graves ocorram”, disse Rodrigo.

Acesso por celular e tablet – De acordo com o engenheiro, o usuário final terá acesso à tecnologia mediante o uso de aplicativos que poderão ser instalados no celular ou tablet do cliente. Ele destacou que um dos diferenciais do Drive-on com relação aos produtos similares está na simplicidade do aplicativo.

Drive-on fará leitura da ECU do veículo de forma simples e usuário poderá acompanhar em tempo real/Foto: Decon-Fapeam e Divulgação

“Uma característica muito legal do Drive-on em relação a outros produtos que fazem leitura da ECU do carro no mercado é que o usuário não precisa nem saber como é que ele vai parear o dispositivo com o carro dele. Essas informações vão automaticamente para a nuvem e o usuário vai poder acompanhar em tempo real o processo no seu dispositivo tablet celular, onde ele achar mais confortável”, explicou Bezerra.

O aplicativo está em fase de prototipação e deve ser lançado no mercado ainda no segundo semestre deste ano. Além de condutores comuns, os empreendedores pretendem alcançar os proprietários de grandes frotas de veículos que buscam manter a saúde dos carros de maneira mais eficaz.

Inovação – De acordo com Rodrigo, o projeto é pioneiro na região. O grupo realizou diversas pesquisas e constatou também que o uso da tecnologia ainda é pouco disseminado em todo o país.

“A nossa ideia é muito original. Temos orgulho de dizer isso. Pode acontecer de uma pessoa se confundir e optar por comprar um ‘produto da China’ que lê as informações do carro dela. Ótimo, mas esse não é o foco. O nosso foco é fazer com que essas informações se tornem algo de valor para usuário final, que ele possa, de maneira preventiva, evitar problemas futuros e não simplesmente ler que um problema já ocorreu”, contou Bezerra.

Apoio da Fapeam – O aplicativo Drive-on conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do programa Sinapse da Inovação, que é realizado em parceria com a Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

“O Sinapse nos deu uma visibilidade muito boa e nos ajudou bastante quando nós passamos pelos critérios aceitação da Aceleração do Darwin. Então, o fato de estar associado com a Fapeam e com o Senai, que também tem sido uma outra grande ajuda, tem feito com que essas portas sejam mais receptivas às nossas ideias e a empresa”, finalizou o empreendedor.

Coordenador do projeto: Expedito Fernandes | [email protected] / 92991832842

Artigo anteriorUEA apresenta sistema de Autoatendimento nas Bibliotecas da capital
Próximo artigoUFC oficializa retorno de José Aldo diante de Ricardo Lamas em dezembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui