


Surpresa do Grupo H da Copa do Mundo, a Argélia conseguiu segurar a Rússia, favorita na chave ao lado da Bélgica, hoje, quinta-feira (26) e avançar às oitavas de final da Copa do Mundo. Em Curitiba (PR), os africanos saíram atrás no placar, empataram no segundo tempo e resistiram à pressão russa para empatar por 1 a 1 na Arena da Baixada, garantindo a segunda colocação do Grupo H e a vaga inédita.
O duelo voltou a contar com uma falha do goleiro russo Akinfeev. O arqueiro do CSKA já havia tido desempenho ruim na estreia contra a Coreia do Sul, confronto no qual sofreu gol bem defensável ao aceitar chute de longa distância de um sul-coreano. Desta vez, saiu mal da meta em tentativa de cortar cruzamento, facilitando o gol de empate argelino.
Com quatro pontos, a Argélia fica em segundo, atrás apenas da líder Bélgica, que confirmou os 100% de aproveitamento com vitória por 1 a 0 sobre a Coreia do Sul na Arena Corinthians – os russos se despedem com apenas dois pontos em três jogos.
É a primeira vez na história que os argelinos avançam às oitavas de uma Copa do Mundo. Nas três participações anteriores, o país foi eliminado na primeira fase – a melhor classificação havia sido um 13º lugar em 1982. Agora, a seleção africana se prepara para enfrentar a poderosa Alemanha nas oitavas de final. O duelo será realizado no Beira-Rio, às 17h00 (de Brasília) da segunda-feira.
Necessitando da vitória, a Rússia tentou fazer em Curitiba o que não mostrou nos dois jogos iniciais. A estratégia deu certo e o primeiro gol não demorou a sair: aos 5min, Kokorin subiu sozinho na área após cruzamento e executou cabeceio perfeito, no ângulo e sem chances para o goleiro africano.
Atrás no placar, a Argélia passou a dominar a partida e manteve a posse de bola no confronto. Os russos armaram uma defesa forte e evitaram bem as investidas argelinas nos primeiros 45 minutos. A chance mais clara de gol da seleção da África foi aos 42min, quando Slimani subiu sozinho após escanteio e cabeceou firme, mas em cima do goleiro Akinfeev.
Goleiro volta a falhar, e argelinos comemoram vaga histórica
Na volta do intervalo, os russos tiveram a chance de aumentar logo aos 2min. Em ótimo ataque, Samedov recebeu na cara do goleiro, mas foi abafado pelo africano. Não tardou para a Argélia voltar a dominar a partida. Sem conseguir criar por baixo, o gol de empate surgiu pelo alto: aos 15min, o goleiro russo Akinfeev, que já havia falhado na estreia, saiu muito mal do gol em cobrança de falta e Slimani cabeceou para o gol vazio.
O gol inverteu o que se via no confronto: com a eliminação iminente, a Rússia passou a dominar o jogo – vaiada pelos torcedores em Curitiba – e a Argélia se fechou no próprio campo, à espera de um contra-ataque. A pressão russa foi intensa e os africanos se fecharam como podiam no campo de defesa. Com muito sofrimento, os argelinos presentes em bom número no estádio fizeram festa e choraram com a classificação inédita.
Bélgica com reservas derrota Coreia do Sul
Com um impressionante desempenho defensivo e gol de Vertonghen no final da partida, a Bélgica venceu a Coréia do Sul e garantiu, na tarde de hoje, quinta-feira, a liderança do Grupo H da Copa do Mundo. Na Arena Corinthians, em São Paulo, o time europeu colocou time com seis reservas e jogou mais da metade do tempo com um homem a menos, mas suportou a pressão sul-coreana para triunfar por 1 a 0.
Com o resultado, os belgas fecham a primeira fase com nove pontos e 100% de aproveitamento. Agora, terão pela frente nas oitavas de final da Copa do Mundo os Estados Unidos, segundo colocados do Grupo G. O confronto está marcado para terça-feira, às 17h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Já a Coreia do Sul está eliminada. A equipe asiática precisava de combinação de resultados na outra partida do Grupo H, em que a Argélia empatou por 1 a 1 com a Rússia e ficou com a segunda vaga. Para os coreanos, era preciso que os argelinos não triunfassem e que a vitória sobre Bélgica tirasse três gols de diferença no saldo. Da forma como a rodada terminou, a Coréia do Sul teria de ter vencido por 4 a 1.
Já classificada para a segunda fase, embora não garantida na liderança do Grupo H, a Bélgica mandou a campo equipe com seis reservas, já de olho nas oitavas de final. Contra a desesperada Coréia do Sul, a partida foi aberta desde o início, embora tenha falta aos times poderio ofensivo. Aos 19min, por exemplo, Mirallas foi ao campo de ataque pela direita, invadiu a área e cruzou fechando, mas nenhum jogador belga apareceu para completar para o gol.
Aos 22min, o jogador recebeu mais uma vez dentro da área e acabou travado na hora da finalização; na sobra, Mortens, livre, errou o chute e mandou por cima do gol. A resposta sul-coreana surgiu aos 28min, com chute forte de Sung-Yong da intermediária e boa defesa de Courtois. No lance seguinte, Jeong-Ho escorou para o meio da área em cobrança de escanteio, Vertonghen desviou contra a própria meta e Defour, em cima da linha, evitou o gol contra belga.
Aos 42min, a Bélgica ficou com um homem a menos em campo. Defour errou o tempo ao dividir bola com Shin-Wook e, atrasado, enterrou a chuteira na caneca do sul-coreano, que havia dado carrinho. Por essa jogada, recebeu o cartão vermelho direito. Apesar disso, a Coréia do Sul não viu sua missão ficar mais fácil no final do primeiro tempo ou depois do intervalo. O sistema defensivo belga mostrou grande eficiência.
Eficiência defensiva e golpe final belga
A etapa final começou com boa jogada de Keun-Ho Lee, que recebeu passe na lateral da área, limpou a marcação e bateu para defesa de Courtois aos 7min. Aos 13min, a Bélgica chegou com forte chute de Mertens na intermediária e boa intervenção do goleiro Kim Seung-Gyu. Os coreanos chegaram até a acertar o travessão aos 14min, quando Heung-Min Son puxou contra-ataque pela direita e quase surpreendeu a todos ao tentar fazer cruzamento.
Aos 23min, Mirallas cobrou escanteio da direita, Fellaini se adiantou ao marcador, mas cabeceou para fora. Conforme o tempo foi passando na Arena Corinthians, os belgas passaram a focar o contra-ataque na tentativa de garantir o empate. Assim, marcou aos 32min para definir a vitória e a liderança. Os coreanos perderam chance aos 35min, quando Keun-Ho Lee recebeu passe na área e tocou na saída de Courtois, mas errou o alvo.
publicidade
Hazard, destaque belga que entrou apenas no final do jogo, criou boa oportunidade aos 44min, com chute cruzado que assustou os coreanos e fez o goleiro Seung-Gyu se esticar para fazer a defesa. Já o time asiático, que nos acrésimos já tinha pouca esperança, emendou sequência de escanteios perigosos: Yong Lee quase empatou aos 46min, e, de novo, aos 48min, completando cruzamento de letra, mas Courtois fez boas defesas e garantiu a vitória.