Arsepam orienta empresas sobre instalação de tubulação de gás natural

Foto: Divulgação / Arsepam

Nesta quinta-feira (20/05), a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam) participou do evento Diálogos de Energia – Atraindo Fornecedores Parceiros, organizado pela Companhia de Gás do Amazonas – Cigás, com o objetivo de atrair e instruir prestadores de serviços de instalação de tubulação interna da rede gás para que, juntamente com a Cigás e a Arsepam, o mercado de gás natural canalizado (GNC) no Amazonas possa se fortalecer e cumprir com segurança a regulação vigente.


Foto: Divulgação / Arsepam

O evento, que ocorreu na sede da concessionária, contou com a participação de cerca de 15 representantes de 8 empresas especializadas em engenharia, instalações e manutenção industrial: Fluir, Grupo KGM, Lontech, Enged, GNV, Dipun e Soltec.

Durante o evento, a Arsepam instruiu aos possíveis prestadores de serviço sobre as normativas necessárias para a instalação de tubulação interna de gás natural canalizado, exigidas pela Resolução 004/2019, publicada pelo Conselho Estadual de Regulação (Cercon), que institui a obrigatoriedade e cria regras para o credenciamento de empresas privadas que pretendam explorar serviços de instalação de rede interna de gás natural canalizado.

Foto: Divulgação / Arsepam

Frederico Paixão, gerente de contratos e relacionamentos da Cigás, destacou a importância da atuação conjunta da concessionária e do órgão regulador.

O Diretor Presidente da Arsepam, João Rufino, reforçou a relevância da padronização dos critérios técnicos a serem seguidos pelas empresas cadastradas na Arsepam para que o usuário receba com qualidade o serviço do início ao fim.

Cadastramento – O cadastramento junto à Arsepam será válido por dois anos e está sujeito à manutenção das condições de aptidão, durante todo o período de validade. Para comprovação da regularidade técnica, a empresa deverá juntar, ao requerimento, a documentação dos profissionais responsáveis técnicos da empresa, através de certidão de regularidade do conselho profissional competente e demonstração de capacidade, com apresentação de certidão de acervo técnico compatível com a área de atuação que pretenda receber credenciamento.

Aos que tenham interesse em explorar o serviço, deverão apresentar as seguintes documentações:

–   Certidão de credenciamento no Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), como empresa instaladora de sistema de rede de distribuição interna de gás natural, em unidades residenciais, comerciais e industriais, que ateste que o credenciado detém o conhecimento técnico e possua disponibilidade e/ou acesso aos equipamentos de aferição;

–   Requerimento de cadastramento padrão (disponibilizado pela Arsepam somente após o credenciamento no Ipem-AM e no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-AM));

–   Comprovação de Regularidade Técnica para execução do serviço;

–   Execução de serviços de testes hidrostáticos e pneumáticos;

–   Serviço de pintura industrial;

–   Inspeção de qualidade em rede de gás.

–   Certidão de regularidade responsável técnica e pessoa jurídica – Crea-AM

Artigo anteriorPazuello é desmentido pelo Governo do Amazonas
Próximo artigoPrefeitura constrói mais de mil metros de pontes no São Jorge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui