As principais razões para realizar um intercâmbio

Experiência internacional faz a diferença na carreira e no desenvolvimento pessoal/Foto: Divulgação

Elemento chave para o sucesso profissional, o intercâmbio tem sido muito procurado por jovens e adultos brasileiros para enriquecer currículos acadêmicos e para o desenvolvimento e crescimento pessoal. De acordo com pesquisa apresentada pela Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association), em dois anos, dobrou o número de intercambistas entre 18 e 21 anos – eram 40,2 mil em 2015 e, em 2017, foram 90,9 mil.


No entanto, quais seriam as principais razões que vêm fazendo cada vez mais gente arrumar as malas e realizar o intercâmbio?

A coordenadora do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Internacional Uninter, Caroline Cordeiro, aponta vários benefícios da prática. “O intercâmbio é uma excelente oportunidade por vários motivos, o primeiro deles certamente é a experiência acadêmica. Cada universidade tem uma riqueza única em suas disciplinas e metodologia de ensino. Poder vivenciar isso é um ganho pedagógico acadêmico. Além da vantagem acadêmica, a experiência cultural também é única, poder viver a realidade cultural de outro país, em especial nos corredores de universidades, é muito singular e engrandecedor”, conta.

“O intercâmbio é uma excelente oportunidade por vários motivos, o primeiro deles certamente é a experiência acadêmica/Foto: Divulgação

Sobre a questão profissional, a coordenadora destaca outros fatores que considera importantes. “Vale também considerar o ganho para o currículo. O mercado está cada dia mais competitivo e ter um intercâmbio destacará o currículo do aluno pelo conhecimento da língua e por demonstrar um perfil arrojado e flexível”, explica Caroline.

Na Uninter, por exemplo, todo aluno de graduação pode realizar o seu intercâmbio. São mais de 15 instituições parceiras nas quais o estudante pode viver essa experiência. Além disso, é possível concorrer ao Programa Ibero-Americanas Santander que contemplará mais de mil universitários com bolsa-auxílio no valor de três mil Euros.

Artigo anteriorProdutores locais comercializam mais de R$ 2 milhões em produtos agrícolas
Próximo artigoTefé tem 30 km de área tomada por explosivos prontos para serem detonados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui