Assembleia Legislativa concede cidadania amazonense à Conceição Sampaio

Conceição recebe a cidadania na ALEAM, ao lado de Josué Neto e Ricardo Nicolau/Foto: Divulgação
Conceição recebe a cidadania na ALEAM, ao lado de Josué Neto e Ricardo Nicolau/Foto: Divulgação
Conceição recebe a cidadania na ALEAM, ao lado de Josué Neto e Ricardo Nicolau/Foto: Divulgação
...as flores para Conceição/Foto: Divulgação
…as flores para Conceição/Foto: Divulgação
O pronunciamento de Conceição/F
O pronunciamento de Conceição/Foto: Divulgação
...e emoção final/Foto: Divulgação
…e emoção final/Foto: Divulgação

Representantes do poder público, movimentos sociais, parlamentares, amigos e familiares, lotaram, na manhã de hoje, quarta-feira (17),o plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas, por ocasião da sessão solene para concessão do Título de Cidadã Amazonense à deputada estadual Conceição Sampaio (PP), por iniciativa partiu do deputado Ricardo Nicolau (PSD) com aprovação unânime dos membros da Casa.

Autor da propositura, Nicolau iniciou a cerimônia destacando a trajetória política da homenageada e afirmou que a outorga do título apenas oficializa a cidadania da qual Conceição se tornou merecedora desde quando foi eleita representante do povo amazonense no Poder Legislativo, há dez anos.


“Vossa Excelência (Conceição) é merecedora e eu fico muito feliz por ter a oportunidade e a honra de homenageá-la. Eu fui apenas um instrumento para que esta Casa, por unanimidade, aprovasse este título”, discursou o deputado Nicolau.

O deputado lembrou, ainda, as conquistas de Conceição na presidência da Comissão da Mulher e das Famílias da Aleam nos últimos oito anos. “Agora, mais amazonense do que nunca, irá representar muito bem o nosso Estado na Câmara Federal nos próximos quatro anos”, disse Nicolau.

Emocionada, Conceição agradeceu o que classificou como momento “único e de despedida”. “Ao meu amigo deputado Ricardo Nicolau, meu mais profundo agradecimento pela grandeza de sua humildade em me proporcionar este momento”, frisou a deputada.

Conceição estendeu os agradecimentos aos demais colegas parlamentares que aprovaram a concessão da homenagem e aos servidores da Aleam. “Sinto-me muito honrada de ter feito parte de duas Legislaturas desta Casa com Vossas Excelências. Com este título renovo meu compromisso com esta terra e nossa gente”.

A deputada encerrou seu pronunciamento reafirmando que, a partir de 2015, continuará sendo a voz da população feminina em defesa da família na bancada federal em Brasília. “Ao povo do Amazonas, meu muito obrigada com a certeza de que estou pronta para seguir em frente”, concluiu Conceição.

Também, se pronunciaram em homenagem à Conceição os deputados Abdala Fraxe (PTN), Cabo Maciel (PR), Sidney Leite (Pros), Sinésio Campos (PT), Vera Castelo Branco (PTB), Adjuto Afonso (PP), Luiz Castro (PPS), José Ricardo (PT), Marcelo Ramos (PSB), Belarmino Lins (PMDB) e Josué Neto (PSD).

Currículo

Natural de Alenquer (PA), Maria da Conceição Sampaio Moura tem 48 anos, é casada, radialista profissional e acumula dez anos de vida pública em defesa da mulher e das famílias. Após dois mandatos de deputada estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Conceição Sampaio passará a representar o Amazonas em Brasília como deputada federal entre 2015-2018.

Conceição Sampaio ingressou na política em 2004, quando foi eleita vereadora de Manaus pelo Partido Trabalhista do Brasil (PT do B). No ano seguinte filiou-se ao Partido Progressista (PP), se tornando líder do partido na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Em 2006 foi a mulher mais votada das eleições, sendo eleita para o primeiro mandato de deputada estadual com 20.469 votos. Na Aleam assumiu a presidência da Comissão dos Direitos da Mulher e das Famílias, onde teve atuação de destaque.

Atuando ao lado dos movimentos sociais, a deputada levou a Comissão a 21 Câmaras do interior do Estado e foi responsável por trazer ao Amazonas a senhora Maria da Penha Maia Fernandes, símbolo do combate à violência contra a mulher, para uma audiência pública na Aleam.

Foi reeleita para o cargo de deputada estadual em 2010, sendo novamente a mulher mais votada com 35.503 votos. No Biênio 2011/2012, como vice-presidente da Aleam, atuou diretamente na parceria do Legislativo com o Judiciário por meio de um termo de cooperação que levou profissionais especializados para a Vara Maria da Penha.

Em 2012, Conceição Sampaio foi designada presidente da Comissão Especial Mista de Atualização da Constituição Estadual. No ano seguinte, foi relatora de dois projetos de lei históricos: de criação da Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres e do programa de imunização com a vacina contra o HPV.

Nas eleições deste ano, Conceição Sampaio foi eleita deputada federal pelo Amazonas após conquistar 71.878 votos nas urnas. Será a única mulher a fazer parte da bancada amazonense na Câmara Federal nos próximos quatro anos.

Artigo anteriorFórum promove ‘Ato pela mulher, contra a violência’, em frente ao MPF/Am, amanhã(18)
Próximo artigoDilma a Cristina Kirchner: ‘Está muito difícil’ anunciar novos ministros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui