
Em comemoração aos 50 de instalação da Faculdade de Medicina da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), a Assembleia Legislativa realiza amanhã (02), uma Sessão Solene, no plenário Ruy Araújo, às 11h00, por iniciativa do deputado Vicente Lopes (PMDB), médico formado pela Ufam, que inclui a entrega da Medalha Ruy Araújo ao diretor da faculdade, o professor Dirceu Benedicto Ferreira.
“A Medalha do Mérito Ruy Araújo é a principal comenda do poder legislativo estadual e esse é o reconhecimento público à importância da Faculdade de Medicina da Ufam, nesses 50 anos. Queremos deixar esse registro para a toda sociedade”, afirma Vicente Lopes. “É importante que a sociedade saiba da importância do curso de medicina no Amazonas”.
Outras atividades estão previstas para comemorar o Jubileu do curso de medicina criado no dia 4 de dezembro de 1965. De acordo com o diretor Dirceu Benedicto Ferreira, são quatro mil médicos formados pelo curso de medicina da Ufam, hoje ocupando “todos os espaços” do Estado do Amazonas. Por isso ele define o curso como “sementeira” para a instalação de faculdades de medicina surgidas mais tarde. A consequência é a formação de 300 médicos no Amazonas, a cada ano. Antes da criação do curso da Ufam, quem optasse por medicina era obrigado a estudar fora do Estado.
Ele cita Belém, Salvador e Rio de Janeiro, onde cursos de medicina eram oferecidos. “Durante esses 50 anos, formamos quatro mil médicos para todo o interior e esses pioneiros ocupam todos os espaços e especialidades. Isso para não dizer que os grandes hospitais de Manaus são todos ´filhos´, originados de uma sementeira que foi a Ufam”, afirma Dirceu Benedicto Ferreira.