Associação de catadores recebem recicláveis recolhidos dos PEVs

Fotos: Ione Moreno / Semcom

Mais uma cooperativa de catadores recebeu, nesta sexta-feira, 31/7, um lote de uma tonelada (1.058,68 kg) de materiais recicláveis recolhidos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o grupo de supermercados Nova Era. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) e teve o acompanhamento do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM).

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado do Amazonas (Ascarman) foi o décimo grupo a receber, em forma de doação, os materiais recolhidos pelos PEVs dos supermercados Empório Roma e Pátio Gourmet, que integram o grupo Nova Era, e que estão à disposição da população desde julho de 2019.

A parceria com a empresa é resultado do chamamento público feito pela Prefeitura de Manaus em 2019, convocando o empresariado a participar da cadeia produtiva da reciclagem e coleta seletiva, conforme determina a lei federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a Logística Reversa.

Fotos: Ione Moreno / Semcom

Para o secretário, além de incentivar a criação de novos canais na iniciativa privada, o desafio é reduzir o índice de rejeito dentro dos lotes de materiais recicláveis.

Auxílio

O material, composto basicamente de papel/papelão, plástico, vidro, PET, tetra pack, metais e isopor, compreende a coleta realizada no período de 9 a 27/7 e foi entregue para a Ascarman, que já iniciou a triagem.

Desde que foram inaugurados os PEVs nos supermercados, há um ano, a Semulsp faz um rodízio de grupos de catadores para efetuar essa entrega. O galpão da Ascarman está localizado na rua Matrinxã, no bairro Santa Etelvina, zona Norte e mobiliza 21 catadores. A Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopcamare), localizada na avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, será a próxima a receber o material, seguindo o rodízio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui