

O Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (C&T), de autoria dos deputados José Ricardo Wendling (PT) e Vera Castelo Branco (PTB), foi promulgado, na última quinta-feira (04), e, agora, fará parte do calendário oficial do Estado do Amazonas, devendo ser realizada, anualmente, no mesmo período em que acontece a Semana Nacional de C&T, no mês de outubro.
O projeto já tinha sido aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desde junho deste ano, mas como não houve sanção por parte do governador, a propositura voltou à Casa para a sua promulgação.
Para José Ricardo, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação da Aleam, a instituição oficial dessa data era uma antiga demanda das entidades ligadas à C&T no Estado. “Uma Semana em que são realizadas várias atividades voltadas à ciência, tecnologia e inovação, mobilizando a sociedade, principalmente crianças e jovens, e valorizando a criatividade e a produção científica”, explicou.
O futuro do Estado passa pela pesquisa, pela ciência e pela educação, avaliou o José Ricardo. “E tradicionalmente a pesquisa científica envolve mais professores e alunos universitários, estando distante da rede básica de ensino. Mas as experiências da ciência na educação demonstram o quanto é importante essas atividades entre crianças e adolescentes. E essa Semana Estadual também vem trazer a ciência para a realidade da população em geral e dos estudantes, deixando de parecer algo difícil e de domínio de cientistas”.