




O município de Atalaia do Norte, 1.138 quilômetros de Manaus, é o 14º a decretar Situação de Emergência no Amazonas, por conta da enchente. O decreto foi publicado ontem (09), no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A Defesa Civil do Amazonas começa na próxima semana, a distribuição de ajuda humanitária aos municípios afetados na região do Alto Solimões.
Atalaia do Norte contabiliza 1,228 pessoas afetadas pela cheia do rio. A cota no município está em 13,10m, ultrapassando em 1,3m a cota de alerta que é 11,80m.
Além dos 14 municípios em emergência, Boca do Acre, no Purus, permanece em Estado de Calamidade Pública, totalizando 15 municípios em anormalidade no Amazonas, com mais de 81 mil pessoas afetadas. O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil AM, já enviou mais de 325 toneladas de alimentos não perecíveis as famílias atingidas, além de kit´s dormitório (colchões, redes, mosquiteiros) kit´s de higiene pessoal, medicamentos, filtros de água, hipoclorito de sódio. Também fez o repasse financeiro as Prefeituras Municipais de Boca do Acre Boca do Acre, Envira, Itamarati e Eirunepé no valor total de R$ 1,250 milhão, que serão utilizados também no socorro as vítimas.
Balanço da enchente
Estado de Calamidade Pública
1. Boca do Acre-Purus
Situação de Emergência
1 Itamarati-Juruá
2 Guajará-Juruá
3 Ipixuna-Juruá
4 Eirunepé
5 Envira
6 Canutama-Purus
7 Tapauá-Purus
8 Carauari-Purus
09 Pauiní-Purus
10 Lábrea-Purus
11 Atalaia do Norte- Alto Solimões
12 BenjaminConstant-Alto Solimões
13 Tabatinga- Alto Solimões
14 Atalaia do Norte- Alto Solimões
Situação de Alerta
1 São Paulo de Olivença- Alto Solimões
2 Santo Antônio do Iça- Alto Solimões
3 Tonantins – Alto Solimões
4 Humaitá-Madeira